, , ,

Como rebaixar a suspensão do carro

Aprenda a deixar o seu carro bem baixo

Uma das modificações de carro mais populares hoje em dia é o rebaixamento da suspensão do veículo. A suspensão de um veículo normalmente é rebaixada para aumentar o apelo visual do carro e pelo potencial de aumento no controle do carro que isso pode proporcionar.

Existem diversos métodos para abaixar a suspensão do veículo, mas os dois mais comuns são o uso de um kit de substituição de molas para modelos com suspensão de molas helicoidais e usar um kit de rebaixamento com blocos para veículos que utilizam suspensões com molas de folhas.

Veja os seguintes passos para entender o processo de rebaixar ambos os tipos de suspensão utilizando ferramentas básicas, algumas ferramentas especiais e os kits de rebaixamento corretos. 

Método 1 de 2: Rebaixar uma suspensão de carro de molas helicoidais utilizando molas de rebaixamento

Muito veículos, especialmente carros compactos, utilizam suspensões com molas helicoidais, e rebaixá-los é simplesmente uma questão de substituir as molas helicoidais de fábrica por molas mais curtas que deixem o veículo em uma altura mais baixa quando estiver parado. Essas molas mais baixas normalmente são ajustadas para serem mais rígidas do que as molas de fábrica, para dar à suspensão uma sensação mais responsiva e esportiva.

Materiais necessários

  • Compressor de ar, ou outra fonte de ar comprimido
  • Pistola de impacto de ar
  • Ferramentas básicas
  • Macaco e suporte
  • Kit de novas molas rebaixadoras
  • Conjunto de soquete
  • Suporte para compressor de molas
  • Blocos de madeira ou calços de pneu

Passo 1: Eleve a parte dianteira do carro. Eleve a frente do carro e mantenha elevada com um macaco. Coloque blocos de madeira ou calços nas rodas traseiras e puxe o freio de mão para evitar que o carro deslize.

Passo 2: Remova as porcas da roda. Quando o veículo estiver elevado, use a pistola de impacto e o soquete adequado para remover as porcas da roda. Após remover as porcas, remova a roda.

Passo 3: Remova o conjunto de suporte dianteiro do veículo. Remova o suporte dianteiro do veículo tirando os ferrolhos que fixam o suporte no topo e na base, utilizando uma chave inglesa ou uma chave catraca e os soquetes adequados.

Embora os designs de suporte possam variar bastante de veículo para veículo, a maioria dos suportes normalmente são fixados por um ou dois parafusos no topo e na base e alguns parafusos (geralmente três) no topo. Os três parafusos do topo podem ser encontrados quando abrimos o capô, e podem ser removidos desfrouxando-os da parte de cima. 

Quando todos os parafusos tiverem sido removidos, remova o suporte completo.

Passo 4: Comprima a mola de suporte. Após remover o suporte, pegue seu compressor de molas e comprima a mola do suporte para remover toda a tensão entre a mola e a parte superior do suporte.

Pode ser necessário comprimir a mola continuamente em pequenos incrementos, alternando de lado, até que uma boa quantidade de tensão tenha sido aliviada para que a parte superior do suporte possa ser removida com segurança.

Passo 5: Retire a mola helicoidal comprimida. Após comprimir adequadamente a mola helicoidal, ligue o compressor de ar, pegue sua pistola de impacto de ar e um soquete do tamanho apropriado e retire a porca superior que fixa o suporte do strut ao corpo completo do strut.

Após remover essa porca superior, remova o strut superior e a mola helicoidal comprimida da estrutura do suporte.

Passo 6: Instale novas molas helicoidais no suporte. Muitas molas de rebaixamento são acomodadas no suporte de uma maneira muito específica, portanto assegure-se de estar acomodando a mola corretamente quando estiver instalando-a no mecanismo de suporte.

Lembre-se de substituir todos os assentos de mola de borracha, caso estejam incluídos como parte do seu kit.

Passo 7: Reinstale o suporte superior. Reinstale o suporte superior na montagem das molas, acima da nova mola helicoidal.

Dependendo de quão mais baixas estiverem suas novas molas helicoidais, talvez seja necessário comprimir a mola novamente antes de poder reinstalar a porca. Se este for o caso, simplesmente comprima a mola até que você possa instalar a porca, girar algumas vezes e depois apertar com a pistola de impacto de ar.

Passo 8: Coloque a montagem do suporte de volta no carro. Quando a montagem do suporte estiver remontada com a nova mola de rebaixamento, coloque a montagem do suporte de volta no veículo, na ordem inversa do processo de remoção.

  • Dica: É mais fácil colocar um dos parafusos de baixo primeiro para sustentar o suporte e depois disso instalar o restante do equipamento quando o suporte estiver fixado no veículo. 

Passo 9: Rebaixe o lado oposto. Quando o suporte estiver reinstalado no veículo, reinstale a roda e aperte as porcas das rodas.

Agora repita o processo para rebaixar o suporte do lado oposto.

Passo 10: Substitua as molas helicoidais traseiras. Quando as molas da frente já estiverem substituídas, está na hora de substituir as molas helicoidais traseiras seguindo o mesmo processo.

Em muitos veículos, as molas helicoidais traseiras normalmente serão tão ou mais fáceis de substituir do que as da frente. Só precisa que o veículo esteja elevado o suficiente para liberar tensão e puxar as molas manualmente.

Método 2 de 2:  Rebaixar uma suspensão de carro com molas de folha utilizando um kit de rebaixamento universal

Alguns veículos, principalmente veículos mais velhos e caminhonetes, utilizam suspensões de molas de folhas ao invés de suspensões de molas helicoidais. Suspensões com molas de folhas usam molas de folhas de metal bem compridas, fixadas ao eixo através de parafusos-U (parafusos de montagem), como o principal componente da suspensão que suspende o veículo acima do chão.

Rebaixar veículos com suspensões de molas de folha normalmente é bem simples. Requer apenas algumas ferramentas básicas e um kit de rebaixamento universal, que pode ser comprado na maioria das lojas de peças de carro.

Materiais Necessários

  • Ferramentas básicas
  • Macaco e suporte
  • Kit de rebaixamento universal
  • Blocos de madeira ou calços para pneus 

Passo 1: Eleve o veículo. Eleve o veículo e coloque um suporte do macaco abaixo da estrutura do carro, mais perto do lado do veículo em que você irá trabalhar primeiro. Além disso, coloque blocos de madeira ou calços nos pneus em qualquer lado oposto ao que você estará trabalhando, para prevenir que o carro deslize.

Passo 2: Retire os parafusos das molas de suspensão. Quando o veículo estiver elevado, localize os dois parafusos-U nas molas de folhas da suspensão. Estes parafusos são compridos e têm um formato de U com roscas nas pontas, e estão envoltos em torno do eixo, fixados ao lado de baixo das molas de folhas.

Remova os parafusos-U individualmente, utilizando as ferramentas apropriadas – normalmente uma chave catraca e um soquete adequado.

Passo 3: Eleve o eixo. Após remover os parafusos-U, pegue seu macaco e coloque abaixo do eixo mais próximo ao lado em que você está trabalhando e agora eleve o eixo.

Eleve o eixo até que haja espaço o suficiente para o bloco de rebaixamento caber entre o eixo e as molas de folhas. Por exemplo, se for um bloco de rebaixamento de 2 polegadas, você precisará elevar o eixo até que haja uma brecha de duas polegadas entre o eixo e a mola, para que haja espaço o suficiente para o bloco caber ali.

Passo 4: Instale novos parafusos-U. Quando o bloco de rebaixamento estiver instalado, pegue os novos parafusos-U no seu kit de rebaixamento e instale-os por cima do eixo. Os novos parafusos-U serão um pouco mais compridos para compensar pelo espaço extra ocupado pelo bloco de rebaixamento.

Verifique se tudo está alinhado corretamente, instale as porcas nas junções e aperte-as.

Passo 5: Repita os passos para o lado oposto. A esta altura, um lado do seu veículo já foi rebaixado. Coloque a roda de volta no lugar, abaixe o veículo e remova o suporte de elevação.

Repita o mesmo processo que foi descrito nos passos 1-4 para rebaixar o lado oposto e depois repita para a suspensão traseira.

Rebaixar a suspensão de um veículo é uma das modificações mais comuns hoje em dia. Quando feita corretamente, ela pode não só melhorar o apelo visual do seu carro como também ter benefícios de performance.

Mesmo que rebaixar um veículo seja um trabalho bem direto, pode ser necessário o uso de algumas ferramentas especiais. Se você não se sentir confortável em realizar o procedimento, isso é algo que qualquer técnico profissional pode fazer por você.

Se você sentir que algo está errado com a suspensão após o rebaixamento, peça para um mecânico inspecionar a suspensão e substituir as molas se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *