, ,

Cinco erros de direção que você nem sabe que está cometendo

Todo motorista comete erros. Aqui, especialistas revelam quais são as falhas que você pode nem saber que está cometendo.

Acidente de carro

Se você já dirige há anos, pode ser fácil supor que você é o melhor motorista do mundo. Mas com confiança pode vir complacência – e é fácil deixar que as habilidades escorreguem. A verdade é que você pode não ser tão perfeito quanto pensa.

Para descobrir seu status na direção, dê uma olhada na lista abaixo. Ela explica os erros mais comuns cometidos por motoristas conforme levantamento de especialistas em segurança de estrada. O mais preocupante é que a maioria de nós nem sequer percebemos que estamos cometendo estes erros.

1. Se distrair

É bem tentador olhar o celular, mexer no rádio ou se virar para dar uma bronca nas crianças enquanto estamos dirigindo. Só estamos desviando o olhar da estrada por alguns segundos, mas bastante coisa pode acontecer nesses momentos preciosos.

“Tirar o olho da estrada, mesmo que só por um segundo, para ler uma mensagem ou olhar quer está ligando pode ter resultados potencialmente fatais”, explica Adam Beckett, da Aviva. “Muitas pessoas não percebem que é ilegal usar o celular, até mesmo quando o carro está parado no semáforo, em congestionamento ou no encostamento, se o motor estiver ligado. Nós encorajamos todos os motoristas a ignorarem seus celulares até que estejam com o carro estacionado e possam utilizar o telefone com segurança”.

2. Não planejar com antecedência

Você pode até pensar que deixar para planejar sua rota na última hora é uma divertida expressão da sua abordagem espontânea da vida. Mas Nick Lloyd, gerente de segurança de estrada (Inglaterra) na Royal Society for the Prevention of Accidents (RoSPA – Sociedade Real para Prevenção de Acidentes), afirma que pode ser um erro perigoso.

“Precisamos ter uma boa ideia de onde vamos e quanto tempo vai demorar para chegar lá”, diz ele. “Caso contrário, acabamos ultrapassando a velocidade limite e isso aumenta significativamente as chances de haver um acidente”.

3. Má sinalização nos giradores

Todo mundo sabe como funcionam os giradores. É preciso sinalizar onde vai ser a sua saída, assim deixando outros motoristas conscientes sobre suas intenções.

Mas o Sr. Lewis, da IAM, afirma que muitas pessoas esquecem o passo seguinte da sequência: assinalar quando vamos mudar de faixa. “É preciso fazer isso antes de finalizar a curva”, ele aconselha. “Isso vai assegurar que todos saibam para onde você está indo e liberará espaço de acordo”.

4. Uso insuficiente dos retrovisores

Lembre-se da regra da época da autoescola: retrovisor, sinal, manobra. O sr. Lewis afirma que isso é frequentemente esquecido por motoristas experientes que sequer percebem sua falta de atenção aos retrovisores.

“Por exemplo”, diz ele, “muitos motoristas não olham nos retrovisores para ver se há ciclistas ou motociclistas tentando passar ao lado dos carros. Isso aumenta bastante as chances de colidir com eles”.

5. Não beber água o suficiente

Talvez o erro mais surpreendente de todos. O que danado os seus hábitos de consumo de água têm a ver com segurança na estrada?

A resposta é: bastante. O sr. Lewis explica: “Uma queda de 1% em hidratação tem um impacto enorme nos níveis de concentração. Muitos motoristas não percebem isso, e, portanto, não chegam nem perto de beber água o suficiente para mantê-los no nível correto durante suas jornadas”.
Seu conselho é simples: “Beba bastante água. E se isso significa que você precisa parar com mais frequência, será mais um apoio para espantar a fadiga”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *