, ,

Que diferença faz o tamanho da roda?

Rodas maiores dão uma postura mais agressiva aos carros e aumentam a presença de palco, e é por isso que fabricantes instalam aros grandes em carros conceituais.

Que diferença faz o tamanho da roda?

CARS.COM – Rodas maiores dão uma postura mais agressiva aos carros e aumentam a presença de palco, e é por isso que fabricantes instalam aros grandes em carros conceituais. Fica descolado. Porém, existem algumas coisas a se levar em consideração quando estamos optando por rodas maiores. Como elas afetam a direção do veículo, por exemplo? E quanto este acessório soma ao seu custo total?

Seja como opção de uma roda com diâmetro maior para um veículo novo ou como um upgrade para o carro que você já tem, existem prós e contras em aumentar o tamanho das rodas.

Quando você opta por um diâmetro de roda maior (de 17 para 18 polegadas, por exemplo), você precisa de pneus que combinem. Esses pneus precisam de um perfil menor (altura lateral) para manter espaço o suficiente quando passam por cima de buracos e lombadas, que fazem com que a suspensão comprima completamente e rebote. Se o diâmetro da roda aumenta em uma polegada, a altura do pneu deve diminuir de acordo para compensar, para assim manter o diâmetro geral do mesmo.

Por exemplo, se o tamanho do pneu original é 215/65R17 e você compra rodas de 18 polegadas, o pneu correto para o aro maior pode ser 225/55R18, onde a diferença é o diâmetro maior, bandas de rodagem mais largas (225 milímetros ao invés de 215) e perfil mais baixo, 55 ao invés de 65. Isso significa que a altura da lateral é 55% da largura da banda de rodagem.

Se você mudar para rodas maiores sem levar a altura da lateral em consideração, você não só arrisca danificar a suspensão, rodas ou pneus, como também terá uma leitura errada no velocímetro porque as rodas estão girando em uma velocidade diferente de antes. Ao combinar pneus de menor perfil com rodas de diâmetro maior, as leituras do velocímetro e odômetro devem mudar apenas um pouco, se é que mudam. Com rodas maiores e pneus com perfis menores – e a resultante lateral mais curta – eles ficam mais rígidos e há uma almofada de ar e borracha menor que antes, aumentando as chances de dano no pneu, roda, ou ambos, caso passe por um buraco grande.

Rodas e pneus com diâmetro maior melhoram o manejo e a performance em alta velocidade, mas pneus com perfil menor também tendem a ter uma direção mais firme mas podem ser mais barulhentos do que a borracha padrão menor.

Alguns potenciais benefícios de performance podem ser alterados pelo peso adicional dos pneus e rodas maiores. Um pneu de 18 polegadas, por exemplo, provavelmente vai pesar pelo menos alguns quilos a mais do que um pneu de 16 ou 17 polegadas. Isso também pode acontecer com uma roda maior. Uma roda de aço pesa mais do que uma roda de alumínio, portanto esta melhora a performance ao reduzir o peso não comprimido. Mas substituir uma roda de alumínio padrão de 17 polegadas por um aro de alumínio de 18 ou 19 polegadas adicionará peso – a não ser que seja um modelo leve e mais caro.

Rodas maiores custam mais. Quanto maiores forem, mais caras serão as rodas e pneus. Se você comprar rodas maiores como parte de um pacote opcional em um veículo novo, ou recebê-las como equipamento padrão em um carro de nível mais alto, o custo inicial pode não ser tão alto. Mas quando for o caso de substituir uma roda ou pneu danificado (ou apenas os pneus quando as bandas de rodagem estiverem desgastadas), o custo extra pode ser substancial.

Por exemplo, quando a Cars.com comparou os custos de substituição de algumas rodas e pneus, uma roda de aço padrão de 16 polegadas para um Toyota Camry custava $172 para substituir em uma concessionária. Uma roda de liga de alumínio de 17 polegadas em um Camry XLE, no entanto, custava $379. Para uma roda de alumínio de 18 polegadas em um Chevrolet Traverse, uma concessionária nos deu um preço de $371, mas para uma roda opcional de 20 polegadas, o preço era $569.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *