«

»

Furação de Rodas e Adaptadores de Rodas

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

furação de rodas 2

O que é a furação de rodas?

A furação de rodas (PCD) consiste na distância entre os furos de fixação e a quantidade de furos que a roda apresenta. Sendo baseada nas especificações dos fabricantes dos veículos, as medidas de furação são expressas em milímetros ou polegadas.  A designação numérica passa pela presente fórmula: quantidade de furos X o diâmetro em mm (exemplo: 4×100). É importante saber este gênero de referência para poder entender as tabelas de furação de rodas existentes no mercado.

Veja também a tabela de furação de rodas aqui.

 

O que é o cubo?

O cubo de roda apresenta-se como o suporte do disco de freio ou do tambor de freio. É precisamente no cubo que são fixados os parafusos e o rolamento de roda. O cubo tem ainda a função de transmitir o torque da junta homocinética para as rodas do veículo, promovendo o movimento deste.

 

O que é o offset?

jantesOffset ou ET é a designação que compreende a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. Estas medições são feitas em milímetros, podendo ser o offset positivo, negativo ou zero. Saber qual o offset adequado para a instalação da roda que se quer fazer é muito importante, já que se não tivermos em atenção estes parâmetros, colocamos em questão a boa dirigibilidade do veículo, promovendo também um desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão.

Designa-se como offset positivo uma diferença maior que zero, apresentando assim a superfície de apoio mais interna à roda. Isto significa que quanto maior for o offset mais internamente se encontrará aquela, sendo um caso muito comum nas rodas dos veículos como os jipes, pick-ups e veículos de passeio. Já estaremos perante um offset negativo se a diferença for menor que zero, sendo neste caso a superfície de apoio da roda mais externa. Este tipo de offset é encontrado normalmente em pick-ups de maior porte.  Um offset zero encontra-se presente em todas as rodas, já que é a superfície de apoio da roda alinhada com a linha do offset.

 

Mas se não for possível mudar a furação de rodas, quer pelo preço quer pelas alterações necessárias pode sempre recorrer a adaptadores de roda.

Adaptadores de roda

jantes 2Os adaptadores de roda são utilizados como forma de aplicar rodas em automóveis que  de outra forma não seriam capazes de se adaptar. Podem apresentar uma constituição em  alumínio ou aço, encontrando-se atualmente no mercado uma variada oferta de tamanhos e tipos. O adaptador mais comum  é um disco plano e pesado de metal, com furos e prisioneiros pré-furados e instalados, sendo alguns adaptadores utilizados apenas para aumentar a distância entre o pneu e o cubo, para que se possa usar um modelo mais largo nos casos em que o padrão da roda é o mesmo, mas em que falta espaço para a sua montagem. A nível de parafusos os adaptadores podem utilizar padrões diferentes: um a nível dos furos, encaixando-se no cubo do veículo, ou a nível dos parafusos, que se encaixam nas rodas novas. Os adaptadores são mediante um destes métodos aparafusados no automóvel, utilizando parafusos de furo cônico, sendo despois a roda aparafusada no adaptador, passando este a fazer uma função semelhante ao cubo.

Quase que parece uma transição mágica, mas requer que certas regras sejam respeitadas tais como não realizar uma mudança drástica, manter limites de peso e tamanho, já que com a sua instalação ocorrem alterações a nível da pegada, da posição, mudando-se a geometria de alinhamento. Desta forma é necessário que as rodas dianteiras sejam alinhadas, assim como se realize um alinhamento traseiro (casos dos carros com tração dianteira), para tornar segura a direção do veículo.

Os adaptadores de roda apresentam-se assim como um opção útil ao invés da mudança da furação de rodas, mas que não pode deixar de ser encarada como uma instalação decorativa de rodas. Lembre-se que não foram criados para cargas pesadas e grandes curvas. Por isso, se optar por esta escolha prefira adaptadores de alta qualidade ao invés dos adaptadores universais que possuem fendas e não furos porque têm que se adaptar a diversos modelos de carros. Se escolher mesmo assim este tipo de adaptador tenha em atenção que estes provavelmente poderão ser desalinhados com sujidades da estrada, buracos e mau tempo, e se o desalinhamento se der em altas velocidades, pode ter uma acidente devido à quebra do adaptador. Lembre-se que quem o avisa é seu amigo.

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>