«

»

Funcionamento da Injeção Eletrônica – parte 1

     Aos poucos, os sistemas de injeção eletrônica de combustível vão substituindo os carburadores e hoje já são uma realidade até mesmo nos “Populares”. Essa nova tecnologia, “assusta” ainda muitos motoristas e até alguns mecânicos, que ficam literalmente “perdidos” quando uma luz-espia se acende no painel, o motor teima em não pegar ou o carro passa a apresentar perda de potência e alto consumo de combustível. Apesar de ser um conjunto complexo e exigir equipamentos especiais para diagnóstico, ás vezes é possível localizar o componente avariado quando o sistema de injeção (que controla também a alimentação e ignição) falha ou entra em pane. Em alguns casos, é possível até resolver o problema, se não for complicado.

      O primeiro passo é entender o funcionamento da injeção eletrônica. Basicamente, sua função é a mesma do carburador; fazer a mistura ar/combustível na dosagem correta e pulverizá-la via coletor de admissão dentro da câmara de combustão. A diferença é que na injeção praticamente tudo é controlado eletronicamente, através de um microprocessador, o “cérebro” do sistema, o módulo de comando central ou centralina e um chip semelhante ao de um computador, além de vários sensores e componentes eletro-eletrônicos, como a agulha eletromagnética da marcha lenta.

     Esse módulo central faz com que o motor tenha sempre o máximo de potência, menor consumo e o mínimo de emissão de poluentes em qualquer condição de uso ou solicitação. Ele recebe informações desses sensores, compara os dados com sua programação interna, libera a quantidade ideal de mistura para os cilindros e determina o ponto correto para a ignição para as mais variadas situações de exigência do motor.

     Parte das panes ou falhas que freqüentemente ocorrem nos sistemas de injeção está relacionada a três fatores: mau funcionamento de algum dos sensores, que deixam de enviar informações ao comando central, prejudicando seu funcionamento, terminais e conectores soltos ou oxidados, linha de combustível ou bicos injetores entupidos, com pressão ou vazão reduzidas. Veja a seguir como checar os diversos componentes desse sistema, caso a injeção de seu carro venha a apresentar algum tipo de avaria:

ALIMENTAÇÃO

     Os principais problemas no sistema de alimentação são decorrentes de mau funcionamento da bomba elétrica e obstrução nos dutos que levam a gasolina no tanque aos bicos injetores, que podem entupir parcialmente com os resíduos contidos no combustível. Antes de começar a mexer nesse sistema, é importante lembrar que toda a linha de alimentação de combustível trabalha sob elevada pressão. Por isso, evite desconectar mangueiras, pois o combustível jorra forte, podendo atingir o rosto ou provocar um incêndio.

Se o motor de seu carro “morrer” ou teimar em não pegar, repentinamente, comece checando se existe gasolina suficiente no tanque. Depois, localize a bomba elétrica de combustível, que em alguns modelos pode estar ao lado do tanque, ou dentro dele. Se houver dúvida quanto a sua localização (varia de carro para carro), consulte o manual do proprietário. Peça para alguém ligar a chave de contato (sem dar a partida), enquanto você escuta se a bomba está funcionando corretamente: ela deve emitir um zumbido se estiver em ordem.

    Caso não esteja emitindo nenhum tipo de ruído, cheque se os seus conectores elétricos estão encaixados corretamente ou se o fusível da bomba (geralmente localizado debaixo do painel, está queimado. Se depois de soltar e recolocar os conectores, a bomba não voltar a funcionar, substitua o fusível. Caso a bomba esteja funcionando, mas emita fortes ruídos, provavelmente o problema é entupimento de algum elemento da linha de combustível (mangueiras, tubos flexíveis, filtros, eliminador de bolhas, válvula reguladora de pressão ou pré-bomba, se houver), que deve ser localizado e trocado em uma oficina especializada.

Já se o problema for o consumo excessivo de combustível, dificuldade de partida ou marcha lenta irregular, verifique se a mangueira de conexão de vácuo do regulador de pressão do combustível está solta. É uma mangueira fina de borracha, que deve estar presa a uma saída existente no coletor de admissão, próximo a borboleta principal da carcaça da injeção.

PARTE ELÉTRICA

     Se a bomba elétrica de gasolina estiver aparentemente em ordem, verifique se o defeito está no sistema elétrico: com o motor e chave de ignição desligados, comece primeiro verificando se os cabos de velas e bobinas, distribuidor, comando central ou ignição (eletrônica ou estática) estão bem conectados. Depois inspecione cada um dos plugues (terminais) elétricos dos vários componentes do sistema de injeção e sensores. Fonte freqüente de falhas, esses conectores ás vezes se soltam com a vibração do motor. Tome cuidado para evitar procedimentos que possam prejudicar o sistema de injeção, como soltar vários plugues ao mesmo tempo e encaixá-los incorretamente.

    É importante lembrar que os conectores geralmente são de tamanhos e tipos de encaixes diferentes para cada parte do sistema, diminuindo os riscos de fazer uma ligação errada.Com o motor desligado, confira primeiro se existem conectores soltos: desconecte um a um, e volte a encaixá-lo novamente no lugar antes de passar para o próximo; só esse procedimento pode ser suficiente para restabelecer o contato; em geral, esses plugues trazem algumas travas (pequenos dentes de plástico ou arames de metal), que os mantêm fixados. O mesmo pode ser feito com os plugues dos bicos injetores de cada cilindro. Geralmente a umidade e a oxidação costumam isolar o contato elétrico dos pólos desses plugues, prejudicando o funcionamento da injeção.

    Verifique se os pólos desses conectores estão oxidados: se for esse o caso, limpe-os com uma lixa bem fina (lembre-se que são peças muito delicadas) ou um spray limpa-contatos (vendidos em lojas de eletrônicos). Para retirar a umidade, aplique jatos de ar (se possível) ou seque o seu interior com uma pequeno pano ou toalha de papel e depois aplique óleo spray para repelir algum eventual depósito de água.

SENSORES

     Depois de checar os contatos da fiação, é hora de verificar os sensores. O mais difícil nessa etapa é saber a localização de cada um dos sensores que, muitas vezes, são pequenos e ficam encobertos por outras peças, que dificultam sua visualização. Só para se ter uma idéia, um sistema de injeção multiponto convencional chega a ter cerca de dez sensores espalhados pelo motor, que podem ser individualmente uma fonte de falhas. Se houver muita dificuldade para a localização de cada um dos sensores, o jeito é conseguir um manual técnico de seu carro, já que o manual do proprietário não costuma ser muito abrangente sobre o assunto.

Veja antes os fios e contatos da sonda lambda (se houver), responsável pela correção da quantidade de ar misturado á gasolina. Ela é colocada diretamente no cano de escapamento (logo após o motor e antes do catalisador). Certifique-se que o motor ou escapamento estejam frios, para não haver riscos de queimaduras. No caso do Renault 19, por exemplo, essa sonda está em local de fácil acesso, no coletor de escape. Em outros modelos, pode estar debaixo da carroceria, logo após o motor. Quando é desligada com o motor em funcionamento, a sonda lambda deve causar alteração na rotação do motor. Se a sonda lambda estiver desligada ou defeituosa, a mistura admitida será muito pobre (mais ar que gasolina, por questões de segurança e para poupar o catalisador, que é danificado com mistura muito rica). Tudo isto faz com que o motor perca bastante potência ou tenha funcionamento bastante irregular. No caso desse tipo de avaria, esse componente precisará ser trocado.

Ainda com o motor desligado, o próximo passo é checar os conectores dos sensores de fluxo de ar (localizado junto á caixa do filtro de ar), de temperatura do ar (que fica logo após o filtro), da temperatura do motor (na tubulação de arrefecimento, após o radiador) e da aceleração (no eixo da borboleta da injeção). Com a certeza de que todos os terminais estão corretamente conectados, a próxima etapa é verificar o funcionamento dos sensores.

Coloque o motor para funcionar e vá desligando alternadamente cada um dos sensores, mantendo-o sempre em sua mão e tomando cuidado para não encostar em fios ou na (ataria, para evitar um curto-circuito e observe se ocorre alguma alteração no comportamento do motor, como a mudança brusca de rotação. Caso não haja nenhuma resposta efetiva do motor, é sinal que aquele sensor deve estar com defeito, necessitando ser substituído.

O mesmo pode ser feito (em poucos segundos) em relação a cada um dos terminais dos bicos injetores esses bicos funcionam como uma espécie de agulha eletromagnética (pulsativa), que também pode se queimar e deixar de operar. Repita a mesma operação nos outros sensores. Já o sensor de rotação do motor, se estiver funcionando corretamente, quando desligado fará o motor morrer. Se o motor apagar, desligue a chave de contato e então reconecte o seu terminal.

Ao soltar e religar cada um dos sensores do sistema de injeção, é muito importante que se desligue a chave de ignição e se espere alguns segundos antes de tentar nova partida. Esse tempo é necessário para dar um “reset” no comando eletrônico da injeção para que o sistema possa, a cada nova partida, “rastrear” em sua programação interna quais são os parâmetros corretos de funcionamento. Isso pode ser feito também quando o carro pára de funcionar de repente na rua, sem um motivo aparente. O “reset”, as vezes, pode resolver o problema.

Além disso, se vários sensores foram ligados e desligados, é necessário desligar o pólo positivo da bateria e religá-lo depois de alguns segundos, para dar um “reset geral” no sistema, que marcou (“memorizou”) eletronicamente todos estes procedimentos como falhas de funcionamento.

Se depois de todos esses procedimentos, você não conseguir encontrar ou solucionar a avaria de seu carro, somente com o auxílio de equipamentos especiais de medição e técnicos especializados é que será possível descobrir e sanar o defeito do sistema de injeção de combustível. Se o defeito for entupimento dos bicos injetores, eles podem ser limpos com detergentes apropriados, kits especiais ou equipamentos de ultra-som.

CUIDADOS

     O sistema de injeção de combustível, seja ele monoponto ou multiponto, é um equipamento que requer uma série de cuidados durante sua manutenção. Qualquer descuido pode danificar alguns componentes de forma irremediável.

     Na parte elétrica, é preciso lembrar que somente os conectores de sensores podem ser desligados com o motor funcionando ou a chave de ignição ligada. Jamais desligue os terminais da bateria com o motor em movimento ou tente substituir componentes mesmo que visualmente idênticos tirados de outros carros.

     Outra precaução importante é tomar muito cuidado ao lavar o motor. É que a água pode infiltrar nos terminais dos sensores e dar problemas de contato elétrico. Algumas panes podem ocorrer também em dias de chuva, depois de trafegar sobre a água, mesmo depois do carro desligado, o motor aquecido em contato com a umidade produz gotículas de vapor, que podem se instalar nesses conectores e provocar pequenos curtos-circuitos, confundindo o comando da injeção.

     Sempre que for dar a partida em um carro com injeção jamais pise no acelerador. Se o motor não pegar, depois de algumas tentativas, desligue a chave de contato e aguarde cerca de 30 segundos e tente dar a partida novamente. É comum acontecer do motor funcionar com este “reset “.

     Para evitar que haja entupimento na linha de alimentação ou bicos injetores, use gasolina de boa qualidade – as aditivadas são as mais indicadas e abasteça em bombas equipadas com filtros. Os aditivos para gasolina, especialmente desenvolvidas para injeção de combustível, tanto nacionais como importados, também podem ser usados regularmente, pois possuem propriedades detergentes que limpam o sistema e evitam o depósito e formação de borras nos bicos injetores.

Injeção Eletrônica

Continue lendo este post em: Funcionamento da Injeção Eletrônica – parte 2

100 comentários

  1. rubens disse:

    Gostei muito das informaçoes, gostaria de receber mais informações se for possivel. Obrigado.

    1. jose carmo disse:

      Bom dia tenho um corsa 1.0 ano 94 ele funciona mais quando acelero ele more ou seja afoga,esta jogando muita gasolina ,comprei ate um bico novinho,mais continua jogando muita gasolina e por esse motivo talvez esteja afogando.onde sera que esta o defeito levei alguns eletricista mais eles falaram que tem que colocar o computador pra descobrir o defeito isso procede, preciso dessa informação, pra mim precaver de algum amador não tente nos enganar. fico no aguardo dessa resposta.

  2. Patrick disse:

    Hoje fui colocar a chave no miolo da ignição e ela não entrou! O que pode ter acontecido ? Nem destravar o volante consigo!! Gostaria de saber se a ignição tem algum tipo de sistema életrico conjugado ? Como faço para desmontar o miolo da ignição ? Gostaria de um esquema será que existe ?

    1. Denis disse:

      Rubens … no seu caso deu problema no miolo da ignição , provavelmente será preciso levar num bom chaveiro para ver se tem conserto, mas o melhor é comprar um novo….pois no meu carro depois de tres meses parou de funcionar de novo. +- 250,00 Reais já colocado …
      Para desmontar ….. retire a capa de plastico que é parafusada, solte acabamento do encaixe plastico que está em volta do miolo, solte um parafuso allen ( na parte de tras do miolo sentido o painel do carro) , precisará colocar a chave na ignição e forçar e ao mesmo tempo aperte uma travinha na parte de baixo do miolo, vá girando a chave até o miolo pular para fora . . . . espero ter ajudado . . . .

  3. APACONT disse:

    Meu carro é gasolina e gnv, no gnv funciona muito bem, já na gasolina principalmente na lenta ele fica alternando as rotações, as vezes sob muito e desce. O que pode ser?

    1. marcelo disse:

      falta de gasolina?

    2. marcondes disse:

      veja o atuador de marcha lenta

  4. andre disse:

    EU TENHO CORSA ANO 95,A LUZ DA INJECÇÃO ESTAR ACENDENDO DIRETO E O CARRO FICA DESLIGADO SÓ.JÁ MANDEI LIMPAR O BICO,TROQUEI AS VELA,O FILTRO DE AR.O Q SERÁ !ME AJUDE

    1. rodrigo disse:

      o meu carro estava com um poblema parecido, depois dos 100 km/h ele ligava a luz da injeçao e começava a falhar e depois de alguns minuto ele ficava normal, eu levei em um mecanico e o mesmo pediu para que eu troca-se o relé da bomba de combustivel, que é um azul que fica do lado inferior do carona, e o poblema para!!!! fica a dica pra vc. espero ter ajudado…

      abraços

  5. daniel disse:

    retirei o painel todo do carra para fazer alguns reparos
    foi lavado todo por dentro montamos todo funcinou beleza e depois apresantou problema quando ligo a chave dele ele injeta combustivel e quando da partida naum pega so funciona com o cubustivel que foi injeta com meia chave e apaga
    é uma saveiro 2009 modelo 2010 1.6
    andei nela depois dumas 2hs que apresentou o problema

  6. Wilson disse:

    Bom dia, preciso do sistema eletrico da injeção eletronica do Renault R19 1.6 8v ano 1996/1997 sistema bosch. Motor C3L-790. Injeção eletronica monoponto. Obrigado pela atenção.

    1. Sônia Ferreira disse:

      Estou com o mesmo problema e estou procurando um mecânico que faça o serviço com injeção eletronica. O carro ficou pessimo depois que fizemos o cabeçote, e está consumindo horrores, tipo 5 km por litro. Caso encontre resposta me comunique, por favor. Se eu encontrar primeiro, respondo para você também. Obrigada.

  7. iure disse:

    Olá amigo, minha namorada comprou u Renault 2012 expression, ele é novo, e hoje apresentou um problema na chave de ingnição, ou seja, o carro esta travado, não liga o carro, o que poderia ser isso, sendo que o carro é novo!?

    A questão é que a Renault esta convocando donos de renault 2012 para um recal, pois existem alguns probleminhas no carro… ¬¬ detalhe eu já verifiquei e o carro da minha namorada não faz parte desses que estão com problemas, mais o incrivel aconteceu que foi isso, não da pra entender, você paga num carro cerca de R$ 38.000,00 á vista pra dar problemas!?

    Hé foda isso… Se você poder me ajudar… agradeceria….

    1. fernando disse:

      oi soi curioso pacas.vi um video do tipo que esta acontecendo com vc tem um equipamento que destrava esse look na hora ,porem o mecanico diz que si vc deixar a chave virada tipo só asender as luzes do painel durante 1 hora ele destrava .ok foi um video que vi blz nao tenho esperiencia propia n.espero te ajudado.

  8. ana disse:

    muito bom queria receber mail estou com uma kombi e nao esta indo sinal para bico injetor do motor

    1. R19Club.com disse:

      Você pode assinar nossa newsletter atraves do campo do lado direito do site e receber as novidades do site por e-mail.

  9. Andre Manoel disse:

    Olá amigos. Meu carro é o seguinte ,eu tenho combustível com uma boa pressão nos bicos, tenho corrente , só que ele explode mas não firma e se eu tentar aclerar ele também morre. O que pode ser isto como resolver este problema?

    1. eduardo luis disse:

      ola amigo tive um problema parecido com o seu e como sou persistente e ver o funcionamento de meu carro e lendo aqui os problemas encontrei por mim proprio q o cabo terra nao estava bem aterrado nao deixe q outras pessoas te engane bom trabalho e maos a obra

  10. Brivaldo disse:

    Ola ilustres e famigerados intelectuais do carro. Meu problema é que ao sair com meu fiat uno mile 97 para uma viagem de cerca de 65 km. Ao sair tudo bem. depois de 40 km rodados (subindo a serra) piscou a luz da temperatura descansei um pouco depois parti, com muito sacrifício cheguei ao destino.
    Agora pra voltar é que foi de lascar, depois de 20 km. morreu em pleno trânsito, tive que rebocar o resto do trajeto. Já testei quase tudo e não consigo bota-lo pra pegar. pega mas farrapando, e é ai que senti falta do beberrão e ótimo Opala que nunca me deixou em uma situação dessas, passei 8 anos com o Opala, 5 com Um Jeep e nunca sofri e gastei tanto como esse carro com a famigerada Injeção Eletrônica. Ajude-me………

  11. Ronilson barbosa de aquino disse:

    gostei do comentario sobre desligar os sensores para solucionar os defeitos mas se voces desligar a bateria para refazer o reset nao vai dar certo em todos os carros porque nos sistema mais antigos ex; corsa gol monza era so desligar a bateria que o sistema apagava as falhas decorrente no sistema so que hoje a maioria dos sistema sao power let como funciona estes sistema ;/ ex; sistema iaw g7 uno premio elba vamos la desligar a central por no minimo 68 minutos ou mais religar a central ligar desligar a central 15 vezes funcionar o veiculo ate o eletroventilador armar 3vezes sair cm o veiculo e nos primeiros 15 km escalonar bem todas as marchas (abrir todo o angulo da borboleta) isto fara que a central refasa um novo mapa auto adaptativo

  12. warley disse:

    ola tenho um palio elx 2010 e o mesmo teve a centralina resetada nisso a luz amarela do painel que indica alguma blema que tem um desenho de um motor agoro so fica piscando ,,,antes ficava direta acessa o rapaz da mecanica falou que e normal que depois volta ao normal gostaria de saber se isto e correto abraços

  13. eduardo disse:

    olla boa noite preciso de urgencia com meu automovel santana glsi 2.0 ele frio anda bem desligou e deu partida novamente ele começa a falhar dando cortes como se estivesse acabando combustivel me ajude nem mecanico nao acha desde ja obrigado.

  14. alexandre araujo disse:

    tou com um santana93 queimando fusivel da bomba sempre quando saio no carro ,abomba fica sempre com sinal de ligado quando ligo achave , mesmo com o fusivel queimado , o que pode ser mim ajude , por favor.

  15. apacont disse:

    Defesa do Consumidor

  16. Cezar Pinheiro disse:

    Tenho um gol 1000, ano 2005, ele tem um ploblema que chinela p pegar, isso só acontece se passar de 20minutos parado, quando fica em repouso demora p pegar, ja fui em ums dez mecênicos e nada se resolveu, ja troque a bomba de combustivel duas veses,bateria,motor de partida,velas,cabos de velas,corpo de boboleta,bobina de faisca de cabo de vela,achave tb foi trocadapor ultimo fiz a retifica do cabeçote, e o chinelado continua….. algum tem uma ideia o q seja??

  17. joão disse:

    tehno uma moto fazer 250 2008
    tem augum problema se aquecer o motor pela mahnã; antes de dar partida

  18. António Domingos disse:

    Ola queiro uma ajuda,que o mecanico não me satisfes. tenho um Toyota injeção eletronico, en andamento faz alguns estorros e consome muito combustivel.oque pode ser ?

  19. Bogus disse:

    Olá pessoal!
    Possuo um CLIO 1999 (argentino) 1.6 monoponto, o qual vem apresentando os seguintes defeitos: lenta oscilando, rotação sobe e desce e alguns momentos o motor morre, quando frio o motor em alguns momentos engasga.
    Já passou por mais de 10 mecanicos e elétricas e ninguém consegue corrigir os defeitos. Já troque bomba de combustível, bico injetor (duas vezes), sensor de rotação, sensor de borboleta, sensor de temperatura, velas e cabos, sonda lambda, testei outro TBI e foi feito este no módulo e nada . Será que o problema é em outro componente? Como faço o reset da memoria do modulo da injeção?

    1. alex bessow disse:

      amigo, tenho um clio 97 argentino e está exatamente com os mesmos problemas. já estou pensando até em colocar fogo no carro. Não sei mais o que trocar, já troquei tudo que poderia. se souber de alguma informação eu agradeceria.

    2. ricardo disse:

      ola caro amigo pode ser o atuador damarcha lenta ou o potenciometro da tbi que fica oa lado igual a do tipo

  20. Marcella disse:

    Olá eu tenho uma moto cb300r modelo 2009 ano 2010 tenho ela ah 3 anos mais ou menos nunca tive nenhum problema com ela na injeção eletrônica agora ela esta dando problema na bomba ah bomba desarma e ela para de funcionar ah luz da injeção eletrônica ela acende normal no painel mais não faz o barulho por dentro e ah moto não pega o mecânico pego um ferro comprido coloco dentro do tanque da moto e deu um tapa e ah bomba volto ah funcionar fazer barulho dela ligando dentro do tanque e ah moto pega normal só que do nada ela volta a parar de funcionar para de fazer o barulho por dentro quando acende ah luz da injeção eletrônica no painel e só pega se colocar esse ferro comprido e dar um tapa e ela volta de novo ah funcionar ah moto pega de boa e anda normalmente..o que é isso ?? mau contato ?? tem que trocar ah bomba ?? ou pode ser outro problema ??..Espero que possa me ajuda,r por favor, aguardo resposta.

    1. wagno rocha disse:

      ola amiga vc conseguiu resolver seu problema tbm to com o mesmo na minha cb300r 2011 e nao consigo saber por q ….se resolveu fala aew o q vc fez :)

      1. josé disse:

        Boa tarde a todos!
        tenho uma cb 300 2011 e que andou dando umas panes de apagão!!!
        antes de levar ao mecânico,verifiquei alguns itens e graças a Deus consegui resolver! A pane era a solda de um dos fios do botão que corta a ignição( punho direito) .A solda estava quebrada e com a trepidação ele às vezes parava de fazer contato e a moto morria. Desmontei o punho e notei que a solda não estava boa ,soldei e pronto!!! acabou a pane!!!espero ter ajudado!!!

  21. Alessandra Goulart disse:

    Tenho um gol geração 5, coloquei etanol depois de muito tempo.. e o carro no outro dia pela manha nao pegou mais.. é como se nao tivesse combustivel.. posso tentar deixar o carro por 24 horas com a bateria desconectada para zerar a injeção eletronica???

    Grata,

    1. ricardo disse:

      ola nao vai adiantar o arro esta afogando fazendo a leitura do combustivel errada vc tem que fazer o seguinte traca as velas de iginiçao desligar os bicos injetores e injetor de gasolina do etanol fazer funcionar paraqueimar o esesso de combustivel e religar os bicos em seguida e rodar pelo menos uns 15 kilometros para a uc se reprogramar sozinha

  22. fabio disse:

    tenho um corsa hatch 95/96 gasolina.
    reparei quando estou num engarrafamento a luz de injeção acende e depois de um tempo o carro começa a falhar e morre, só pega depois de um bom tempo.
    acho que quando estou nessa situação, a injeção esta liberando mais combustivel do que o necessario, aí fica com excesso de combustivel e ele morre.
    como posso corrigir isso?
    grato, aguardo

    1. ricardo disse:

      troca a sonda ou o map de ingeçao

  23. JANIR disse:

    minha saveiro ano 2005 apaga quando chega a uma certa temperatura e não pega mais ??presiso deixar um tempo ela desligada dou a partida e logo pega pode resolver meu problema p q mecanico nehum ate agora resolveu obrgd

  24. edinaldo dos santos dias disse:

    gostei de mais dessa parada ai ,eu tenho um 206 e ele pega normal mas ele derrepente morre do nada como se a bomba parasse demandar gasolina,eu vou e tiro um dos cabos da bateria e coloco de novo e ele vota a pegar e ninguem que pegar o meu carro pra arrumar ,entao o que sera que isso

  25. Eduardo disse:

    Boa tarde!!

    Estou com um Renaut 19 e acontece o seguinte, ele funciona normalmente, mas de vez enquando qnd vai sair ele simplesmente apaga, já troquei bobina, antes de trocar o modulo ele estava parado com esse problema direto qnd cheguei a trocar o modulo do carro ele aparentemente tinha melhorado mas hoje o problema voltou, alguem pode me ajudar URGENTE pois tenho uma filha pequena e não posso ficar na mão com esse carro …rs

  26. Almir disse:

    Tenho um Peugeto 307 ano 2007 e quando tento liga-lo ele faz barulho igual aquele barulho de chamada de aromoça de aviao, apaga o painel e depois pega. o que pode ser?

  27. Anderson disse:

    Pessoal,tenho um celta modelo 02/03, em algumas vezes quando ligo, o motor entra em altíssima aceleração ( tipo formula 1 quando vai dar a largada ) depois de um tempo vai normalizando já fiz limpeza e regulagem dos bicos,chequei bomba de combustível e mais algumas manutenção porem ainda não conseguir resolver o problema,que divez em quando acontece.

  28. PAULO FERREIRA disse:

    oLA BOA TARDE ALGUEM ME PODE AJUDAR TENHO UMA MEGANE SCENIC DE 1997 NA QUAL PUS UMA JUNTA DE CABEÇA NOVA ATE AI TUDO BEM MAS AGORA QUANDO SAIO CIRCULO CERCA DE 3O MINUTOS E O MOTOR VAIS A BAIXO PARECE QUE NAO TEM GASOLINA E NAO CONSIGO VOLTAR A PEGAR NO CARRO
    SO AO FIM DE QUASE 2 HORAS CONSIGO VOLTAR A POLO A TRABALHAR
    SERA UE ALGUEM ME PODE AJUDAR
    FICO MUITO AGRADECIDO
    PAULO FERREIRA

  29. afonso cesar melo lacerda disse:

    boa tarde tenho um vectra ano 99 completo 8v ele funcionava normal beleza ate que a bomba de agua deu defeito e acabou esquentando e queimou a junta do cabeçote mandei o cabeçote para retifica coloquei a bomba de agua original coloquei tudo original sensores atuador de marcha lenta tudo que voce imaginar eu troquei no carro
    o carro liga de manha ele não faz a leitura funciona direto na mecanica e quando esquenta ele vai parao giro de 1000 a 1150 antes de acontecer isso com o carro ele funcionava com o giro em 950 a 960 tanto no gnv como na gasolina com esse problema que ninguem solucionou desgostei do carro. por favor se alguem puder me ajudar me envie um e-mail agradeço muito. paz do senhor para todos.

  30. washington disse:

    tenho um gol ano 2000 tem um problema,dificuldade para funcionar principalmente
    quando esquenta já limpei bico,corpo de borboleta troquei bomba de combustível
    filtro de combustível e o carro continua com dificuldade de funcionar,se acionar a bomba varias vezes ele pega,oque pode ser isso?

  31. juliano disse:

    meu rt 19 estava funcionando na lenta e morria em seguida ou quando ia acelerar, agora ja nem funciona mais, alguem pode me dar alguma informacao na qual possa me ajudar, obrigado

  32. zenildo disse:

    tenho um vectra 20018 valvulas vira o motor e nao pega bobina ta boa senor de rotacao e novo da boch chicote ta bom alguem pode me ajudar por favor

  33. EDUARDO REIS disse:

    BOM DIA!!
    EU TENHO UM MEGANE HATCH 1.6 8V, MEU CARRO TEM O SISTEMA QUE BLOQUEIA A IGNIÇAO E TRAVA AS PORTAS, PELA CHAVE.
    A ALGUNS DIAS A CHAVE PAROU DE FUNCIONAR E ASSIM TAMBEM AS PORTAS NAO DESTRANCAM E A IGNIÇAO NAO LIBERA PARA QUE POSSA DAR A PARTIDA NO CARRO.
    GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER PRA RESOLVER ESSE PROBLEMA?
    DEVO PROCURAR UM ELETRICISTA, MECANICO OU UM CHAVEIRO??
    GOSTARIA DE RECEBER A RESPOSTA SE POSSIVEL O MAIS RAPIDO POIS VENDI O CARRO E PRECISO ENTREGAR AO SENHOR QUE COMPROU.
    AGRADEÇO DESDE JA.

  34. joao pedro disse:

    hj o meu corsa 1000 do ano 2000 nao quiz ligar e a luz da injeçao nao acende no painel como eu faço para resolver esse problema? se alguem puder me ajudar eu agradeço

  35. Veronica disse:

    Tenho um R19 que não funciona quando chove. Apos algumas horas volta a funcionar normalmente. Como posso resolver isso?

  36. souzaer disse:

    Estou com o mesmo problema. após troca de bateria com o motor em funcionamento, andei normalmente com o carro. Parei e depois de umas 04 horas tentei ligar o carro e o mesmo não pegou. No dia seguinte pegou normalmente. Depois de andar alguns km retornei parei e não pegou mais. foi observado que enquant o a luz de injeção fica piscando intermitentemente o carro não pega. Nas vezes em que voltou a funcionar esta luz parou de piscar. Agora coloco a chave, giro para a posição 2 e a luz começa a piscar e o carro não pega. O motor de arranque faz barulho de acionamento mas o caro não gira. O mecânico já chegou toda parte elétrica e disse que não está chegando centelha nos bicos injetores. Fez o cheque do sensor de rotação e está ok. Alguém pode me ajudar.

  37. pedro gouveia disse:

    boa tarde gostaria de saber se existe e onde fica o rele e o fusivel q alimenta a bomba de combustivel do renalt clio rt 99

  38. alex prado disse:

    bom dia tenho um uno 2001/02 motor mpi a alco eu fis o motor todo so q numa viajem q fis um bico queimol e fis atroca so q no ato da troca do bico o meu carro ja nao foi o mesmo na hora de partida .era so uma e ele pegava e agora nao tem ves q ele pega da primeira e outras ves ele gira o motor ate arriar a baterria e nao pega e mais ele fica com um cheiro de alco muito forte como estivesse afogado . depois de uns 5 minutinhos eu dou um traco nele e ele pega vçs poderia me ajudar por favor antes de mim em levar em um mecanico picareta q possa tentar trocar peças sem nesecidades . muito obrigado

  39. EDSON disse:

    TENHO UM PEGEOT 206 E TA DANDO ALARME NO PAINEL D FREIO D MÃO E NO AQUECIMENTO DO MOTOR AS VEZES . DESLIGO O CARRO E LIGO NOVAMENTE E DESATIVA O ALARME O Q POD SER?

  40. celio disse:

    meu carro tenho gue acionar 3vezes para ele pegar as vezes

  41. apacont disse:

    Defesa do Consumidor indica, bom veículo.

  42. André Santos disse:

    Gente, pelo o amor de Deus, alguém pode me dar uma luz? Tenho um fiesta 96, ele tem um problema que ninguém consegue resolver. Quando ele está funcionando ele corta de vez em quando o combustível, ou seja, ele dá uma travada e depois solta numa desparada arretada. Mais por favor, eu sei que ele é velhinho, mais me ajude

  43. genilson disse:

    qual a resistência Ôhmica dos eletroinjetores do sistema de injeção 4afr EcoSport 1.6 8V: Flex. e outro qual a quilometragem indicada pelo fabricante para a troca preventiva da corrente de distribuição dos motor do EcoSport 1.6 8V: Flex

  44. willy santos disse:

    ola pessoal td bem? tenho uma saveiro 2003 flex1.6 motor ap, ela ta com um probleminha que ta me deixando com duvidas, ao ligar ela, se eu de umas2 aceleradas ela quaseapaga agora se eu nao acelerar ela firma tranquilo so que ela esta perdendo muita potencia o qe sera que pode ser?

  45. Ederson Silva disse:

    Bom dia!
    Eu tenho um corsa sedan 1.8, que toda vez que do partida o contra giro vai acima do 3 logo inicio e dp fica alternado proximo do 1 as vezes acima as vezes abaixo de 1. quando sai com o carro e coloca uma 3º marcha e tenta manter a mesma numa certa velocidade, o carro começa a dá uns tranco, já levei no mecanico, passou o rastreador da injenção e não encontrou nada de errado.Será que pode ser algum sensor da lenta do carro?

  46. IRON MENEZES disse:

    OLÁ PESSOAL, VAMOS SE ALGUÉM PODE ME AJUDAR.
    O PROBLEMO É O SEGUINTE:
    TENHO UM FORD KA ANO 99/00 E JA FIZ REVISÃO COM LIMPEZA DE BICOS, TROCA DE VELA E CABOS, TROQUEI TAMBÉM O MEDIDOR DE PRESSÃO E O CONSUMO DE GASOLINA CONTINUA ALTO FAZENDO NA RODOVIA 10 KM POR LITRO COM A VELOCIDADE ENTRE 80 E 100 KM POR HORA ENQUANTO CONHEÇO PESSOAS QUE TEM O MESMO VEÍCULO DO MESMO ANO QUE FAZ 15 KM POR LITRO. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  47. IRON MENEZES disse:

    A SONDA LAMBDA INFLUENCIA NO CONSUMO DE ATÉ 50% A MENOS SE ELA ESTIVER DESRREGULADA OU DANIFICADA?
    COMO VOU SABER SE A SONDA LAMBDA ESTÁ DANIFICADA?

  48. Fabio disse:

    Tenho uma Meriva Maxx 1.8 2007/2007,ela está desligando sozinha e acendendo a luz da injeção.andando ela apaga ,desliga o motor e fica um tempo sem funcionar,quando funciona fica a luz da injeção acesa.
    Quando estou a caminho para oficina no caminho apaga a luz.

  49. zenildo disse:

    tenho um santana 1.8 a alcool e ta gastando muito combustivel 4.5 por km que devo fazer

  50. Jose Alves de Urany disse:

    Bom dia senhores,
    Estou querendo saber onde esta o local no carro do rele de potencia da bomba de combustivel do gol motor power. Alquem sabe?
    Obrigado

    1. ricardo disse:

      embaixo dos pes do carona 2 reles

  51. jean disse:

    Olá, tudo bem pessoal. Preciso de um auxilio. Tenho um vectra elite 2008 automatico. Esta com 40 mil km. Essa noite liguei ele normalmente para colocar na minha garagem, só que ao ligar o veículo percebi que ele teve uma dificuldade mínima para ligar. Resolvi desligar para ligar novamente. Quando fiz isso, ele simplesmente nao quis ligar mais. Parecia q ia ligar mas nao ligou. As luzes do painel ascendem normalmente, o som tmb liga numa boa. O engraçado é que quando fui ligar o alarma todos os vidros desceram até o fim e subiram. O que pode ser? por favor me ajudem. Obrigado

  52. rick disse:

    ontem na rodovia em torno de uns 140 km/h. meu carro apagou e a luz da injeção desparou apagando e acendendo .. parei o veiculo tentei ligar novamente .. girava o motor… mas não ligava.. na rodovia estava chovendo mas olhei a central e algumas coisas a mais o veiculo estava normal.
    ligando chave … a luz da injeção desparava ligando e desligando rapidamente.
    meu veiculo e um celta 2011. o que pode vir a ser este defeito?
    desconectei e conectei novamente todos os cabos que eu vi na frente. mas continuou. o que poderia ser?

  53. wagner misael disse:

    tenho um vectracd98 e a bateria e nova so que elanaita mandandocarga para abobina e as velas oque faço abrigado

  54. israel disse:

    A grande maioria dos defeitos de luzes acendendo e falhas dificel de encontrar e que aparelhos não consegue detetar é simplesmente mal contato de terminais ou cabos mal encaixados ou oxidados que precisam ser limpos e lixados e bem fixados nos terminais e nos terras.
    Professor pardal 18 anos consertando defeitos automotivos, consulte defeitos de veiculos carburados e injetados nacionais e impostados.tem uma lista de centenas de problemas e falhas e como encontrar os defeitos vc mesmo.
    vidios, projetos,vendas e trocas e outras sugestões diversas.

  55. guilherme disse:

    oi eu tenho uma biz 125 ex branca e quando viro a chave ela liga a injeçao e desligo logo en siguida para dar partida eu queria tira a minha duvida depois q desliga o painel e eu dou partida o son da injeçao eletronica continua isso é normal amigo ??? ou tem algo de erado ….

  56. germano disse:

    tudo bem? tenho uma elba 1.6 r e injeção 96 como avanço o ponto neste sistema? me falaram que 12 ° seria o ideal, só uso gasolina, mas ela ja vem com alcool, correto?

  57. MARCOS ROSA CESA disse:

    CABOR DAR POLIA

  58. FERNANDO SILVA disse:

    Tenho um Astra 2003 e a luz da injeção esta acendendo e apagando por farias vezes,e o consumo aumnetou bastante.Gostaria de saber se é a sonda lanpda ou pode ser uma outra coisa!

  59. JUNIOR disse:

    ola pessoal tenho um uno fairy flex ano 2008 modelo 2008 , só que estou com um problema ele esta falhando quando acelera ele falha parece que o carro esta preso ele perde força em qualquer subida , mais isso vc percebe tambem na lenta me falaram que era vauvula travada mandei regular as vauvulas ai me falaram que tinha de mandar descarbonizar então mandei descarbonizar e não resolveu ai o mecanico falou que era o catalizador que esta entupindo o escapamento troquei tambem , já fui em varias aficinas e testara tudo e não acham o defeito. por isso preciso de ajuda. Obrigado

  60. JUNIOR disse:

    ola pessoal tenho um uno fairy flex 2008 / 2008 e ele esta falhando e sem força o que pode ser

    1. Adilson soares disse:

      ola pessoal!
      tenho um yamanha rhino 700 de 2009 e ele quando atinge os 63 km/h começa a falhar e não aceite passar desta velocidade. já vi a bomba de combustível o filtro de ar, troquei todos os sensores e nada, o que posso fazer?
      me ajudem.

  61. vieira pinto de medeiros disse:

    eu tenho um gol a gasolina 8 valvolas 2003
    derepenti ele parou de acelera não sei mais o que fazer
    pra resolver o problema ja troquei corpo de borboleta
    o sensor do pedal ja troquei o pedal completo
    ja passei o escane não me ajudo em nada so gastei dinheiro atoa

    aguem consegue me dar uma ajuda?

  62. francisco julimar gonçalves de souza disse:

    amigo tenho um gol 1.6 e ele para de funcionar reptinamete um bico injetor e depois volta a funcionar de no quando isso acontece ele fica falhando e soltando muita fumaça que pode ser isso alguém pode mim ajudar

  63. Paulo César disse:

    Tenho um fiat uno 96 e não consigo descobrir o problema, pois já limpei o bico, troquei vela e cabo, troquei sensor de temperatura, bubina e continua sujando a vela de gasolina e o carro continua sem força. Por favor me ajude a solucionar esse problema.

  64. augusto marcelo disse:

    olá! a bomba não liga da minha saveiro 99; já troquei os fusíveis e nada! existe algum sensor? grato! marcelo

  65. Emilio disse:

    Boa tarde eu tenho um corsa 1999 estava andando normalmente e quando parei para pedir informação ele parou e nao da partida e a luz da injecao eletronica esta acesa o que pode ser ? Obrigado

  66. wesley pereira caetano disse:

    Eu tenho um siena ano 99 ele nao tem pulso nos bicos e nao tem fusivel queimado ja troque o sensor de rotaçao e continua sem pulso oque pode ser

  67. CARLOS A. ALCÂNTARA GOMES disse:

    Tenho um Fiat Ideia 1.6 2011.
    Voce liga o motor e a luz-espia fica ligado direta,
    o motor não acelera mesmo pisando no acelerador.
    O que pode ser.

  68. renato cortinove disse:

    boa noite, tenho um corsa 98 qdo eu estava instalando o som no carro deixei a bateria desconctada ate eu terminar a montagem do equipamento….pois bem no outro dia a luz no painel indicador da bateria esta piscando junto com a luz de freio de mão….hoje o carro ja não pega medi o nivel da bateria e esta normal? que acontece alguem ai tem uma dica? obrigado desde ja….

  69. Jôde Vecturíne disse:

    Bom dia!

    Tenho um Siena 2008, ele tava antes com um problema que ficava só engasgando as vezes quando trocava de marcha na 2ª ou 3ª , levei no mecânico, troquei as velas, os cabos das velas, limpei os bicos da injeção e resolveu o problema. Só que poucos dias depois o carro começou a perder a força, resolvi colocar álcool, e depois disso piorou, o carro agora quando ligo não posso acelerar se não ele apaga, tenho que esperar um pouco para que ele saia quando acelerar. Mesmo depois disso já coloquei gasolina aditivada e nada. Será se o problema é ainda na injeção ou pode ser na bomba de combustível?

  70. ricardo de moraes disse:

    boa tarde,comprei um megane hatch 1.6 alize 2001 no momento estou resolvento o problemna do encaixe da mangueira do combustivel para o dispersor de combustivel protegido por uma carenagem de aluminio em frente ao bloco do motor.resolvido o problema trocando os O rings que achei procurando por O rings de carburador deu problema na mangueira e percebi que a resilha não dava pressão deixando escapar um fluxo de gasolina direto em leque em cima do alternador que previnido protegi com plastico pois não preciso dar partida apens ligar a chava para tal agora terei de sair para achar uma presilha nova e espero ter resolvido o problema.apesar de não ter visto relatos de meganes hatch pegando fogo por isso a proximidade de certos componentes e a maneira que são conectados me dá arrepio que espero futuramente ser apenas impressão de minha parte,no mais é uma nave só falta falar,ass ricardo ex dono de uno 94 kkkk

  71. tio cleber disse:

    boa noite sera que algum amigo eletricista pode me dar uma dica?meu nome e cleber tenho um veiculo fiat uno 95 ep gasolina estou com uma dificuldade tremenda para detectar um defeito veiculo começou apresentar hoje este defeito da umas oscilada e morre ja troquei bomba eletrica sensor de rotaçao e sensor map continua com mesmo defeito medi pressao bomba tudo ok agora por ultimo passei o aparelho nao deu avaria nehuma mas quando o mesmo morreu acusou memoria da uc…sera que e o modulo que deu pauu??,ele fica ligado normal so que derrepente ele da uns estalos ali no rele da bomba e morre,substitui tmb os reles e nada sera que algum amigo de profissao ja pegou algum problema assim e poderia me dar uma dica…valeuuu cleber mecanico..

  72. sergio disse:

    tenho um alfa romeu 164 v6 estava um ano parado e cloquei uma bateria e conbustivel mas ele não pega, que devo fazer

  73. Danillo Fidel disse:

    Tenho um corsa 2011/2011 e ele não esta ligando pela manhã. Já troquei a bateria e continua pegando pela manhã apenas com um pequeno empurrão. Durante o dia ele pega normalmente! Alguem tem noção do que seja???
    Desde já agradeço a possível ajuda.

  74. leandro disse:

    boa tarde amigos? gostaria que alguem me desse um conselho uma dica? pois nao consigo descobrir um problema em meu carro…
    TENHO UMA KOMBI 2005 A AR e com injecao eletronica , começou a ligar a luz da bateria e eu continuei andando com ela ai o carro descarrego a bateria , fui ver com um auto eletrico e nao descobriu foi passado o scaner e constatou que posse o modulo, pois é o modulo esta com peças queimadas e foi trocado as peças , mas o carro continua com o mesmo problema nao chega faica nas velas? e o cod da chave esta normal….será que pode ser reles?

  75. levi mendes disse:

    Boa Tarde tenho um uno mille fire 2002/2003 quando ando com ele por mais de uma hora sem desligar o motor ele acende a luz da injeção eletrônica e a ventoinha fica ligada, ai eu paro para checar o motor esta frio , mas eu desligo o carro espero uns 2 minutos e ele volta ao normal .

  76. mauricio disse:

    ola meu carro e um uno ano 2002 quando dou partida ele pega mas nao acelera ja troquei bomba olhei os bicos alguns senssores troquei junta de cabecote mas nada resolveu o que faco?

  77. claudia santos disse:

    tenho um corsa 96 ele ligado parado fica meio q querendo morrer e esta desligando em movimento ele é a injeção o q pode ser alguem me ajude

  78. Paulo Boneti disse:

    tenho uma Yamaha fazer ela começa a falhar mais só na estrada depois de uma hora de viagem e acima dos 100 km , ai começa a dar uns cortes , por favor me ajudem

  79. bruno disse:

    tenho uma parati ano 96 ela esta no gnv e gazolina de uns tempos pra ca ,meu carro esta desligando sozinho……tipo estou andando com ele ,ele desliga…ja fiz a manutençao dele troquei tudo e ainda continua oque sera que esta acontecendo?

  80. cristian disse:

    amigo boa tarde estou com um defeito muito loko em um corsa ele funciona normal derre pente ele acende a luz da injeçao e morre so q vc vira a chave e ele ja pega em seguida ja fiz de tudo e n resolveu pesso q vcs me ajude pois n sei mais ok fazer kkkk obrigado

  81. mistieri disse:

    Alguem sabe as medidas da mangueira que entra na flauta ? 7mm ? Obrigado

  82. Wellington Bezerra disse:

    Olá Amigos/Amigas,

    Tenho um peugeot 206 – 2005.
    Recentemente tive um problema de injeção eletrônica, ou seja, após uma certe km acendia a luz da injeção o carro começava a engasgar e morria…
    Levei 2 vezes no mecânico, o mesmo fez limpeza de bico e trocou as velas… Porém o problema persiste.
    Alguém poderia me informar o que pode ser?
    O engraçado é que só acontece esse problema quando eu desço para baixada, apenas lá a injeção acende.

  83. jose arruda disse:

    0la amigos estou com uma toiota 3,0 ano 2009 diesel eletronica ela estava sem todas as central arrumei no fero velho e coloqei so qe ela esta com a lus da injecao asseza e voce aselera ela ela falha como se tivese dando eseso de combustivel e solta uma fumasa preta no escapamento paso o escanner nela ela acusa emtrada auta no sensor de pressao de conbustivel ja subistitui ele e nada um amigo me dise qe poderia ser o chicote subistitui ele e nada e agora alguem pode me dar uma dica doqe pode ser ese defeito

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>