, ,

Diferença entre Motor Diesel e Gasolina

Saiba quais são as diferenças entre o Diesel e a Gasolina

Qual é a diferença entre um motor a diesel e a gasolina?

Motores a diesel e a gasolina utilizam componentes semelhantes, mas acendem o combustível de forma diferente. Motores a gasolina utilizam velas de ignição e os motores a diesel dependem de compressão.

Embora novas fontes como o gás natural, veículos híbridos elétricos e E-85 estejam crescendo em popularidade, a maioria dos motores de combustão vendidos nos Estados Unidos ainda são alimentados por gasolina ou diesel. Embora a diferença química entre estes dois seja significativa, como motores utilizam estes combustíveis para criar potência é bem semelhante. Vamos dar uma olhada nas diferenças e semelhanças entre os combustíveis e os motores para que você possa tomar uma decisão informada sobre qual escolher.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GASOLINA E DIESEL?

Essencialmente, tanto a gasolina quanto o óleo diesel vêm do petróleo, mas ambos têm métodos distintos de refinamento para utilização. A gasolina é, em geral, mais refinada do que o diesel. É composta de múltiplas moléculas de carbono que variam em tamanho de C-1 a C-13. Durante a combustão, a gasolina é combinada com ar para criar vapor, e depois inflamada para produzir energia. Durante este processo, moléculas grandes de carbono (C-11 a C-13) são bem mais difíceis de queimar e, por isso, é estimado que apenas 80% do combustível é queimado dentro da câmara de combustão durante a primeira tentativa.

O Diesel é menos refinado e suas moléculas de carbono variam em tamanho de C-1 a C-25. Devido à complexidade química do diesel, os motores requerem mais compressão, ignição e calor para queimar as grandes moléculas na câmara de combustão. O combustível diesel que permanece sem ser queimado é eventualmente empurrado para fora do cilindro como “fumaça preta”. Você pode já ter visto caminhões grandes ou outros veículos a base de diesel soprando fumaça preta pelo cano de escape, mas a tecnologia diesel foi aperfeiçoada ao ponto de ser uma opção ecologicamente amigável com pouquíssimas emissões.

MOTORES A GASOLINA E A DIESEL SÃO MAIS PARECIDOS DO QUE DIFERENTES

Na verdade, os motores a gasolina e a diesel são mais parecidos do que diferentes. Ambos são motores de combustão interna, que convertem combustível em energia através da combustão controlada. Combustível e ar são misturados e comprimidos em ambos os tipos de motor. O combustível precisa de ignição para fornecer a energia necessária para o motor. Ambos utilizam sistemas de controle de emissão, incluindo um sistema de recirculação EGR para tentar re-queimar matéria particular na câmara de combustão. Ambos também utilizam injeção de combustível como a fonte de indução primária. Muitos diesels utilizam turbocompressores para forçar a entrada de um volume maior de combustível na câmara de combustão, para acelerar a queima de combustível.

COMO ELES SÃO DIFERENTES

A diferença entre motores a diesel e a gasolina é como eles fazem a ignição do combustível. Em um motor a gasolina, o combustível e o ar são comprimidos juntos em um ponto específico do ciclo, logo antes do pistão ser impulsionado para cima para alcançar a vela de ignição. A vela de ignição inflama a mistura, empurrando o pistão para baixo e enviando energia pelo sistema de propulsão para as rodas.

Em um motor a diesel, a mistura de ar e combustível é comprimida mais cedo no processo de combustão, o que produz calor o suficiente para gerar combustão e inflamar o combustível. Não são necessárias velas de ignição para este processo. O termo utilizado para esta compressão é ignição. Quando um efeito semelhante acontece em um motor a gás, você escuta um barulho de batida, que pode indicar que há um possível dano causado ao motor. Motores a diesel são construídos para atuarem desta forma em circunstâncias normais.

Potência e torque são outra área em que estes dois motores diferem, e pode ser a parte mais importante para o seu propósito. Motores a diesel produzem um nível mais alto de torque, que é o que faz o veículo se mover, especialmente com cargas pesadas. Portanto, são ideais para puxar ou rebocar cargas pesadas. Motores a gasolina geram mais potência, que faz com que o motor rode mais rápido e permite maior aceleração e velocidade máxima.

Normalmente um fabricante oferece o mesmo veículo com motor a gasolina ou a diesel. Os motores diferentes irão conduzir de forma bem diferente e variar em performance com base nas especificações exatas. Portanto, é melhor comparar os detalhes e fazer um test drive quando estiver decidindo qual carro comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *