, , ,

Derramou coisas no carro? Saiba como limpar

Se você tiver sorte, o que foi derramado será algo que não trará danos, como água, ou algo que não tenha cheiro ruim, como chá de hortelã.

Como limpar coisas derramadas no carro

CARS.COM – Crianças e comida derramada andam mão em mão, especialmente no carro. Adicione uma viagem e é provável que você tenha quilômetros de bagunça. Se você tiver sorte, o que foi derramado será algo que não trará danos, como água, ou algo que não tenha cheiro ruim, como chá de hortelã. Mas vamos ser realistas: a maioria de nós lidamos com leite derramado que caiu de copinhos infantis que foram parar embaixo dos bancos do carro, descobertos apenas quando o odor nuclear assalta nossos sentidos. Ou pior de tudo: as consequências de crianças nauseadas ou fraldas que vazam.

O que um pai deve fazer no caso de uma sujeira potencialmente nociva no carro? Aqui estão nossas técnicas testadas e aprovadas:

Comece com superfícies protegidas: Em geral, assentos de couro ou vinil são mais fáceis de limpar do que tecido. No entanto, diversos fabricantes oferecem um material que é resistente a manchas e odores em alguns de seus carros. A GM, por exemplo, utiliza coberturas internas para proteger materiais da cabine contra o sol, suor, protetor solar, repelente e mais. Engenheiros realizam experimentos de durabilidade nas coberturas da superfície, alguns dos quais envolvem a aplicação de transpiração aos assentos durante horas (um estimulante sintético, não suor de verdade. Ufa!) para ver como as superfícies aguentam. Suor é só o começo. A GM derrama “tudo, desde óleo de máquina de costura a geléia de petróleo”, disse Doug Pickett, gerente do grupo de engenharia da GM. “Nós testamos café, catchup, caneta azul, molho de soja, leite com chocolate, Kool-aid vermelha e hidrocor preto”.

Alguns veículos da Hyundai e da Kia também oferecem bancos com tecidos resistentes a manchas e cheiros, da Yes Essentials. De acordo com a empresa, o tecido “é desenhado com uma tecnologia repelir-e-soltar, assim, sujeiras que normalmente deixariam manchas no interior da maioria dos carros se aglomeram na superfície para serem facilmente limpos”, afirmaram em um pronunciamento.

Aja rápido: Se alguém derramar algo no seu carro, limpe o máximo possível do que caiu nos bancos e chão o mais rápido possível. Jogue fora todos os pedaços e enxugue todas as poças com papel toalha.

Raspa-raspa: Se você encontrou o culpado pelo cheirinho ruim e ele teve tempo de secar e endurecer, tente raspar os resíduos primeiro. Pegue várias toalhas limpas, molhe a área com água quente e enxugue a região com as toalhas. Enxágue e repita.

Faça um estoque de soda cáustica: Cubra cada superfície potencialmente afetada com uma camada grossa de soda cáustica. Deixe agir pelo maior tempo possível (no famoso episódio de leite de morango, eu deixei agir por três dias). O mesmo princípio que faz com que soda cáustica seja ótima em eliminar o odor de alho da sua geladeira significa que ela funcionará em seu carro. Após alguns dias, use um aspirador de alta potência ou um dos aspiradores no posto de gasolina ou lava-jato para aspirar todo aquele pó mágico absorvedor de odores.

Combata odores restantes: A essa altura, a sujeira deve ter sido eliminada mas pode ainda haver algum odor que permaneça. Ao invés de tentar mascarar um cheiro com outro, tente um produto natural como saquinhos Moso, que são recheados com carvão de bambu e que conseguem absorver maus odores a quilômetros de distância. Ok, talvez não a um quilômetro inteiro, mas pelo menos dentro do seu carro. Elas vêm em diversos tamanhos e formatos para caber discretamente em seu carro, e se elas funcionam nas sapatilhas de balé da minha filha, elas com certeza podem funcionar para o cheiro podre no seu carro.

Crie um aroma agradável alternativo: Agora que todos os traços de podridão são uma memória distante, você pode adicionar um aroma agradável para transformar sua rotina de dirigir em uma festa para seus sentidos de olfato. Ao invés de colocar químicos na mistura, tente algumas gotas do seu óleo essencial favorito (eu voto em toranja) em uma bolinha de algodão e coloque em um porta-copos ou algum cubículo de armazenamento interno. Respire fundo e aproveite a sua família maravilhosa, com derramamentos e tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *