, ,

Carro Elétrico / Veículo Elétrico

 

carro eletrico 3

 

Cada vez mais vemos carros elétricos, só no Brasil em 2012 foram vendidas 3,8 milhões de unidades, principalmente os que apresentam emissão zero de poluentes atmosféricos, rodando em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde projetos-piloto pretendem atrair a atenção da opinião pública e influenciar o governo a negociar uma política de incentivos fiscais sobre estes carros.

 

 

Qual é a importância dos carros elétricos?

A sua importância reside precisamente nas questões como o aquecimento global, qualidade do ar que respiramos e a dependência dos combustíveis fósseis (que cada vez existem em menor quantidade e mais caros), promovendo desta forma o veículo elétrico como uma das melhores soluções de mobilidade.

 

Como funciona os carros elétricos? Como funciona os veículos elétricos?

Uma vez que o carro elétrico é propulsionado por um motor elétrico, utilizando um  sistema de propulsão elétrica e não a solução comum de motor de combustão interna, caso dos carros usuais, os níveis de poluição são bastante diferentes, já que a energia química é armazenada em baterias recarregáveis, sendo posteriormente convertida em energia elétrica que vai alimentar o motor elétrico, criando a energia mecânica que possibilita o carro se mover.  Estes veículos não precisam de combustível, apenas de serem ligados a uma tomada. Eis alguns dos seus componentes:

  • electric-car Motor elétrico: Bastante menor, já que não queima combustível e totalmente silencioso. Com potências até 150cv, chegando até aos 160 km/h.
  • Unidade eletrônica de potência: Controla a quantidade de energia necessária para mover o veículo, sendo responsável pela regeneração da energia gerada pela frenagem, transformando-a em energia elétrica posteriormente armazenada nas baterias.
  • Cabo de alta tensão: Conduz a energia elétrica da bateria até ao motor e à unidade eletrônica de potências.
  • Contador: Funciona como motor de arranque (como nos carros a combustível), gerando energia para o motor dar a partida,  enquanto não é alimentado pelas baterias.
  • Bateria: Atualmente utilizam-se baterias de íons de lítio. Com um peso até 500 kg, apenas têm uma autonomia de cerca de  80km. Têm vida curta, podendo ser carregada até 200 vezes.
  •  Plugue: Normalmente localizada na lateral do carro, dependendo do modelo, é o local de ligação  à tomada para carregar o carro. Geralmente, carros elétricos vêm com equipamento especial para ligar o veículo em tomadas de 110V ou 220V. A carga pode durar de 4h a 10h.
  • outras caraterísticas: Um carro elétrico apenas tem acelerador, freio, assim como mudanças de ponto morto, marcha ré e andamento, pelo que a sua direção é similar a um carro automático.

carro eletrico

Quais as Vantagens?

Os carros elétricos apresentam uma série de vantagens principalmente nos seguintes domínios:

Maior eficiência do motor:

Um contraste entre o consumo 0.1 a 0.23 kw/h por kilómetro (carros elétricos) contra 0.98kw/h por kilómetro (média de consumo equivalente para um veículo a gasolina).

Zero-Emissões:

Quando falamos de um carro elétrico falamos em 100% Zero-Emissões:  zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes.

Direção silenciosa:

Direção mais silenciosa e suave do veículo  (inexistência de peças móveis no motor, ruído da combustão e do sistema de escape).

Custos de utilização:

Numa mesma distância percorrida um carro elétrico gasta apenas um terço do valor do custo do combustível que um carro com motor de combustão interna gasta. Não nos podemos ainda esquecer dos menores custos de manutenção (não precisa de mudanças frequentes de óleo, motor mais fácil de reparar…).

Frenagem regenerativa

Ao frear o carro o motor eléctrico é usado como gerador, uma vez que a energia que é gerada na frição dos calços de freios com os discos vai ser armazenada nas baterias, recarregando-as.

Direção:

Sem pedal de embreagem e caixa de direção, com um binário do motor constante a qualquer rotação, proporcionando performances fantásticas.

Menos impostos e incentivos:

Em alguns países estes veículos beneficiam se de isenção na taxa tributária,  como no exemplo de países da Europa (isenção de pagamento do imposto sobre veículos e do imposto de circulação –  Portugal), ou de outro gênero de incentivos dependendo do País:  desde 48% de desconto na compra do carro (Japão) ou reembolso de cerca de 7.500$ USD (EUA).

 

… mas nem tudo são só vantagens! Quais as desvantagens do carro elétrico?

 

carro-electrico-vs-gasolina

Apesar de se apresentar como um veículo quase fantástico, principalmente nas questões de mobilidade, no aprimoramento tecnológico das baterias (tempos de carga menores, maior autonomia, maior potência…), nas questões de custo por km percorrido, assim como na contribuição para um um mundo mais ecológico, existem pequenos contras, que emperram a criação de um mercado para o carro elétrico no Brasil.  Veículos cujo custo ultrapassa os R$ 200 mil, claro que estraga a vontade de qualquer um, principalmente sem incentivos, tanto fiscais como não fiscais, aliando ainda o fato da autonomia limitada da bateria, sobretudo para percorrer longas distâncias, como nas rodovias (nalguns modelos apenas 160km!). Atualmente os veículos elétricos vendidos no Brasil pagam:

  • 35% de imposto de importação;
  •  55% de IPI;
  • 13% de PIS/COFINS;
  • De 12% à 18% de ICMS, dependendo do estado.

Como se pode depreender, a tributação que incide sobre os carros elétricos e híbridos pode ultrapassar 120%, sem contar com o valor elevado do IPVA (já que pagará alíquota de carro importado) e ainda o seguro.

 

Mas qual carro escolher?

Mesmo que perante estes últimos contras não se tenha desistido de comprar um destes carros elétricos, ficam aqui os 10 veículos elétricos mais econômicos e amigos do ambiente (elétricos e híbridos) segundo a Agência Norte-Americana de Proteção do Meio Ambiente (EPA).

  1. Toyota Prius
  2. Ford Fusion Hybrid, Mercury Milan Hybrid e Lincoln MKZ Hybrid
  3. Honda Civic Hybrid e Honda Insight Hybrid
  4. Honda CR-Z versão automática
  5. Lexus HS 250 Hybrid e Ford Escape Hybrid
  6. Mazda Tribute Hybrid e Mercury Mariner Hybrid
  7. Smart Fortwo Cabriolet e Smart Fortwo Coupé.
  8. Nissan Altima Hybrid
  9. Lexus RX 450 Hybrid
  10. Honda CR-Z versão manual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *