«

»

Acionamento elétrico dos vidros

Embora seja um dispositivo muito simples, muita gente não sabe como funciona o sistema de acionamento elétrico dos vidros. Iremos descrever nesta matéria o seu funcionamento.

Para facilitar a compreensão de todos, não iremos utilizar dispositivos temporizados ou com controle eletrônico (descida ou subida automática por um toque ou sistema anti-esmagamento). Iremos mostrar um sistema bem simples, somente com o acionamento elétrico.

Este sistema é composto por elementos mecânicos (coluna, canaleta, cabo de aço e roldana) e por elementos elétricos (motor elétrico, relé, botão e chicote elétrico).

O dispositivo mecânico é muito simples. Veja o esquema na figura abaixo:

 

O vidro se prende por pressão na canaleta. Está está afixada num suporte que desliza na coluna como se fosse um elevador. O suporte é preso às suas extremidades por cabos de aço flexíveis. Logicamente, para que a canaleta se desloque para cima e para baixo, o cabo de aço deve se mover. O elemento responsável pela movimentação do cabo é uma roldana (normalmente de nylon) com rosca sem fim. Quando a roldana gira num sentido ou no outro, esta libera um cabo e puxa a outra extremidade.

No exemplo acima, se a roldana girar no sentido horário (seta azul), a canaleta irá subir, fechando o vidro. No sentido anti-horário o processo se reverte.

Viram como é bem simples. Em casos mais simples, a roldana é acionada por meio de uma manivela. Já no sistema elétrico, quem move a roldana é um motor elétrico com dois sentidos de rotação.

O sentido de rotação do motor elétrico é determinado pela sua polarização. Invertendo-se essa polarização, inverte-se o sentido de rotação do motor.

Agora vem a parte elétrica, ou seja, o sistema que comanda o motor elétrico.

Um dos elementos principais desse sistema é o botão de acionamento, ou interruptor de acionamento dos vidros.

Vidros dianteiros

Vidros traseiros

Estamos utilizando aqui o sistema do Volkswagen Santana (antigo), onde no comando dos vidros dianteiros, existe um terceiro botão (central) que serve para bloquear a abertura dos vidros traseiros.

Veja abaixo a simbologia que iremos empregar para o botão de acionamento. A esquerda, somente a simbologia e a direita, uma animação do que ocorre quando acionamos o botão.

Na simbologia, o botão aparece sem estar acionado, ou seja, na posição de repouso.

Os pinos 1 e 2 estão ligados ao motor elétrico. Os pinos 3 e 5 recebem uma tensão positiva por meio de um relé. Já o pino 4 é o terra do circuito.

Veja que em posição de repouso, os pinos 1 e 2 recebem sinais dos pinos 3 e 5 que são positivos. Assim, não há diferença de potencial e o motor elétrico não irá funcionar.

Agora vejamos nas condições de acionamento.

Nesta posição, o pino 1 recebe um sinal positivo do pino 3 e o pino 2 passa a receber um sinal terra do pino 4. Com isso, ocorre uma diferença de potencial e o motor elétrica entra em funcionamento num sentido de rotação. Essa condição se mantém durante todo o tempo em que o botão estiver pressionado.

Agora, modificando a posição do botão teremos:

Nesta posição, o pino 1 passa a receber o sinal terra enquanto que o pino 2 recebe um sinal positivo. Com isso, mantém-se a diferença de potencial, só que com a polarização invertida. Assim, o motor entrará em funcionamento no sentido de rotação inversa ao do primeiro caso. Essa condição também se mantém durante todo o tempo de acionamento.

Veja agora a animação a seguir:

Agora que você já viu como funciona o acionamento elétrico do vidro de forma isolada, vamos ver o circuito completo com as quatro portas.

Como vocês puderam ver, o sistema não é nada complexo. Até muito simples por sinal.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

49 comentários

  1. maico disse:

    muito intereçante,gostaria tambem que vcs postasem esquema de reles auxiliares e de seta agradeço a todos eu me agradei muito do esquema elétricos dos vidros inclusive me ajudaram a resolver umas situações.obrigado.

  2. JEBSON disse:

    GOSTARIA QUER VC SEMPRE MANDASSE PRO MEU E-MAIL ESSES ESQUEMA
    ELETRICO DO SANTANA ,MERIVA,CORSA.ASTRA ETC….

  3. jairo disse:

    Boa tarde ! tenho um siena deano 2010 e os vidros de um hora para outra parou o que pode ser

    1. R19Club.com disse:

      Pode ser varios motivos, você deve levar em uma auto elétrica!
      Pode ter queimado o motor que sobe o vidro.

  4. PAULO disse:

    otimo site. muito bom

    vai ser de grande ajuda

    obrigado

  5. paulo disse:

    tenho uma auto eletrica.

    gostaria que sempre que vocês pudesse mandasse por e-mail
    materias como: esquemas eletricos de ar condicionado,vidroeletrico,alarme.bloqueador e injeção eletronica

    suas materias são otimas nos ajuda muito!

    OBRIGADO
    PAULO

  6. eugenio paceli de toledo disse:

    os vidros eletricos do fox 2012/2013 travaram n descem e nem sobe como fazer

  7. carlos disse:

    e com botão de 6 pinos como é feita a ligação ?

    1. José Augusto Cruz C. Preta disse:

      Tenho um Mona 1989 que ultimamente apresenta o seguinte problema.
      Porta do motorista, vidro eletrico:
      Quando o carro fica exposto ao sol, o vidro do lado do motorista para de funcionar ( não sobe nem desce).
      Após colocar o carro na sombra e deixa-lo esfriar, o vidro volta a funcionar. Este defeito só está na porta do lado do motorista.
      Seria algo relacionado a parte eletrica do motor, já que os circuito de alimentação está sem problema ( verifiquei, fusivel,cabos,etc…
      Aguardo retorno se possível no meu e-mail

      Grato

      JACCP

      1. Odécio disse:

        Logus: exposto ao sol quente : o vidro do lado do motorista não funciona; quando esfria a carro o acionamento do vidro volta a funcionar. O que pode ser?

        1. luciano disse:

          voce descobriu a solução?

  8. Antonio disse:

    Tenho um ford focus 2006, tem um problema na porta esquerda que o vidro está acionando sempre pro mesmo lado, aciono a tecla para baixar e ele levanta. Desmonto deixo o vidro no meio curso aciono a tecla para baixar levanta e vejo que o motor funciona sempre pro mesmo lado. O que eu posso fazer???

  9. lucas disse:

    ola gostaria de saber se quando o motor do vidro so abaixdar e não levantar, o motor ja era?

  10. joao lauriano disse:

    eu tenho uma ecoesport, e os vidro comessa subi sosinho .que defrito e esse.

  11. Wiler Ferreira disse:

    Muito bem bolado e simples para se entender. Parabens…

  12. lazaro matias disse:

    ALGUEM PODERIA ME AJUDAR TENHO UM SIENA 2008 OS VIDROS ELETRICOS SOBEM AO SER ACIONADO, MAS LOGO EM SEGUIDA ABIXAM SOZINHO POR FAVOR ALGUEM PODE ME AJUDAR NO QUE FAZER

  13. andre disse:

    tenho um punto 2008 os vidros travor os 4 nao sobe nem desce o que e isso

  14. vagner romani disse:

    boa tarde tenho um problema no acionamento das vidros eletricos do corsa eles só descem mais raramente sobem ja testei o motor dos dois e estão ok, troquei o modulo do vidro e nao adiantou os botões na hr que aperta eles percebe que dão sinal normalmente pois se escuta o modulo ativando oseus reles e o rele dos vidros aquece muito o que pode ser
    sera que é o alarme pois o alarme deu problema pois somente estava ativando e nao desativava eu arranquei o alarme mais mesmo assim os vidros continuam na mesma
    por favor de uma luz

  15. Reinaldo disse:

    oi queria saber por que o vidro do meu tempra esta com dificuldade para abrir parece pesado, me indicaram tocar canaleta, troquei, depois o motor, troquei e nada ,quem me orientou fes um teste assim, ligou um fio direto da bateria ao motor, funcionou q e uma belesa. alguem pode me ajudar?

    1. Anderson disse:

      No meu caso parecido com o seu foi o rele auxiliar disse o eletricista o melhor da regiao

  16. Leonilso Mendes disse:

    Após uma carga de transferência (Chupeta) na bateria do fox, os vidros não sobem e nem descem, teria como reprogramar os vidros.

  17. almiro rodrigues disse:

    meu santana 1999/2000 as vezes os vidros não fecham nem abre do nada passa a funcionar será o temporisador? onde esta localizado?

  18. almiro rodrigues disse:

    o meu santana 2000 de vez enquanto nao aciona os vidros dianteiros tem que inxistir moito pora aciona-los as vezes para e deixo o carro com os vidros na posiçao que deu o problema o que sera ; pode ser o rele temporizador defeituoso? onde é localizado?

  19. Alexsandro Rodrigues disse:

    Tenho Voyage 2010. Quando acionao o vidro para fechar, ele fecha totalmente e depois de aiguns segundos ele abre parcialmente. Qual será o problema??

  20. jose paulo disse:

    ola tenho uma auto eletrica e gostaria de faser contato com vcs daqui tou entrando agora qui queri conheser vcs e senpre presiso de esquema eletricos de caminhao carros boa tarde pra todos
    quem pode me ajudar

  21. roosevelt.xavier disse:

    Bom dia
    Meus amigos estou com os botões do tempra e precisava do esquema de ligacão dessa maquina de vidro pois quero ligar direto na bateria com um fusivel apenas sendo que no motor só tem dois fios positivo e nagativo para inverter sua rotação apenas inverto os fios mais como ligo na chave ? por favor mande o esquema de ligação

  22. Edicarlos disse:

    Boa tarde
    Eu tenho o novo palio sporting e ele veio com alarme original e qdo o aciono
    Sobe os vidros dianteiros,o que devo
    Fazer para subir os traseiros??

  23. edesonnen disse:

    ola, tenho um santana ano 2000, tres vidros funcionam perfeitamente sobem e descem com toque etambem na chave quando acionado o alarme. o problema esta no vidro traseiro direito, sobe só um pouquinho no momento do toque do botao tanto dianteiro quanto o que esta na porta, e quando acionado o alarme na chave ele tmben não sobe. alguem tem alguma ideia do que possa ser?

  24. ronaldo disse:

    gostaria de saber como é ligado os botoes de vidro traseiro do tempra

  25. maicon samy de azevedo disse:

    tenho um astra sedam 99 gls mandei lavar o carro e depois o vidro do motorista fica subindo e descendo sem ser acionado o que pode ser se alguem tiver uma resposta eu agradeco.

  26. sergio dias disse:

    Bom dia….abrigado pela aula…mas esou com problema nas duas portas da esquerda e nao consigo resolver. As duas portas nao abrem os vidros. O que pode ser?

  27. aparecido disse:

    meu tempra estava tudo normal mas quando desliguei bateria do veiculo por n motivos,,,vidro ficou maluco,ligo alarme ele desce sobe e para no meio do caminho,porque?ja subi um de cada vez em toques e nada grato se for atendido

    1. adriano bonifacio disse:

      abaixe os vidros e levante um de cada vez em sequencia colcando um capa grossa de caderno em cima no final do fechamento do vidro e mantenha o botao apertado por alguns segundo ele vai programar repita a operaçao nos demais vidros um de cada vez

  28. jaime de miranda disse:

    eu montei modulo para meu monza ;;para subida de vidro [junto au alarme

  29. marcos disse:

    ola boa noite tenho um amigo que tem um golf 98 glx e o vidro dele sobe e dese na chave quando ele coloca a chave na maçaneta nunca tinha visto este sistema ele falou que original mas o meu problema e que eu tenho um igual mesmo ano e mesmo modelo e quando coloco a chave na porta e viro para um lado e para o outro ele nao sobe e nem desse gostaria de saber se eu tenho que colocar um rele ou comprar modulo de subida se vem original de fabrica esse sistema alguem pode me ajudar

  30. jackson disse:

    tem como fazer os vidros dianteiros levantarem quando trava as portas (controle de travas original de fabrica )

    1. jackson disse:

      obs meu carro é um fiesta 2008

  31. otacilio aguiar da cunha disse:

    gostaria saber como faço para colocar vidros eletricos no controle remoto, tenho um modulo com 8 canais no controle, ele sobe legal mas quando vai descer queima o fusível pois o motor só são dois fios não sei como fazer para reverter a polaridade,
    estou usando um canal para subir e outro para descer.

  32. Jefferson disse:

    Olá, gostaria de saber o pq quando meus vidros estão fechados eu aperto pra o controle para travar as portas ele faz o travamento e abaixa os vidros???

  33. naiara disse:

    a bateria do meu carro descarregou, eu conectei em outra para voltar a usar o carro,só que agora os vidros não sobem mais no controle do alarme, como eu faço para reativar,no controle de volta. meu carro e um c3 ano 2005 4 portas. obrigado se poder responder.

  34. JOEL disse:

    boa tarde o vidros do meu esta com dificuldade de sobe o que fazer para resolver esta problema e meu carro e um corsa wind 1998 porta 4 o defeito e na porta dianteira do lado esquerdo

  35. josesouza disse:

    dá hora gostei muito mais fica a duvida podemos usar só os relé sem precsar dos modulos dos vidros eletricos ?

  36. antonio carlos disse:

    ola amigos sou eletrecista. autonomo e gosto das materias que vcs potam. como esta .que acabei de ver. muito boa. procurei palavras no disionario para agradecer vcs mais não encontrei muito bom as vezes pego alguns pepino como o q tou com ele agora é um xsara 2001 que meu filho pegou no leilão, e os vidros não estão funcionando ele veio com um alarme marca kostal pa6 GE30 com os fios cortados e sem o modulo dos vidroso control do radio é no volante. vcs noa~tem o esquema desta trapizoga ou do alarme? otra coisa que gostaria de pedir pra vcs e postar sempre estas coisas boas pra mim. abraços e boa tarde aguardo RPS

    1. antonio carlos disse:

      ola amigos não recebi respostas de vcs sobre o xsara 2001 mais tudo bem:
      agora, eu quero que vcs indiquem para mim um modulo dos vidros da marca kostal que sirva no xsara 2001.
      uma boa noite pra todos.
      podem enviar no meu e-mail.

  37. evandro da silva sabino disse:

    sera q tem como voces mandarem para o meu e-mail um esquema dos vidros dianteiros do santana ano 2001

  38. claudinei disse:

    ola, tenho um corsa classic 2006 e to tendo problemas com os vidros elétricos,os dianteiros estão falhando e os traseiros já não funciona a muito tempo,estive dando uma olhada no chicote e vi uma caixa cinza e tinha uns relé alguns não funciona vão,pesquisei na internet e não encontrei do mesmo modelo,o que fazer? já levei em 2 auto elétricas e nada , me ajudem ai galera.

  39. João Reginaldo disse:

    Boa Noite! Gostaria de saber se você tem o esquema elétrico do corsa super 1999 e poderia enviá-lo para o meu e-mail. O meu só está acendendo uma lanterna do lado traseiro e a cores dos fios estão todas misturadas, ou seja, não seguem um padrão. Obrigado!!

  40. Rogerio Cesar disse:

    Boa noite caros amigos! Preciso de uma ajuda para resolver o seguinte problema; tenho um fiat marea 1.8 2003,os 4 vidros pararam de funcinar, ja verifique modulo,fusiveis , reles e nada,agradeço uma luz.

  41. bruno disse:

    olá como faço para adaptar um plug 6 pinos para ligação de um teto solar?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>