,

Troca do líquido de arrefecimento

Como você pode observar na figura ao lado, temos duas mangueiras principais, a superior e a inferior.

Soltando a mangueira inferior, lado do radiador ou do motor, o líquido será drenado do sistema. A mangueira é presa por uma abraçadeira que, dependendo do veículo, poderá ter uma variação em seu modelo. Atualmente utiliza-se a de pressão. Para soltar, basta apertar as duas hastes uma contra a outra e puxar a mangueira. Caso sua abraçadeira ainda seja a de parafuso, basta soltar o parafuso e puxar a mangueira.

Atenção: Nas braçadeiras por pressão, recomenda-se substituí-las toda vez que forem retiradas para evitar vazamentos.

Para preencher o reservatório, basta adicionar água com aditivo (dependendo da marca de aditivo essa mistura poderá ficar entre 20 a 50%).

Logicamente que em muitos casos, o líquido não é totalmente eliminado com a remoção da mangueira superior. Parte do líquido acaba preso nas galerias internas do motor ou em outras partes do sistema.

Para uma substituição quase que completa, você poderá utilizar uma máquina para troca do líquido de arrefecimento, como mostra a figura ao lado.

Com esse aparelho, além de remover o líquido velho, ele poderá ser utilizado para repor o sistema com o novo líquido já misturado.

Caso o circuito esteja muito sujo, utilize produtos específicos para limpeza antes de utilizar o aditivo. Jamais utilize querosene ou qualquer outro produto de origem mineral para evitar o ressecamento das mangueiras.

 

 

Não troque o líquido com o motor aquecido. Além de poder provocar queimaduras, corre-se o risco de provocar trincas no bloco ou cabeçote ou mesmo o seu empenamento.

4 Comments

Leave a Reply
  1. amigo eu tenho um vectra cd 98 assim ele ta sempre aquecendo nao baixa nivel da agua mais ta cempre aquecendo ja mandei troka o que faz liga a ventoinha mesmo assim ta igual oque fazer?abraço

  2. Boa Tarde meu carro um celta 2003 coloco meu radiador estra estragado pq coloco agua nele supondo na segunda na terca tem q coloca d novo oq pode ser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *