«

»

Como limpar o sistema de arrefecimento

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

Este artigo se pode aplicar a qualquer veículo, seja Renault ou não. O procedimento é sempre o mesmo.

São vários os proprietários que reclamam do sistema de arrefecimento dos R19. A verdade é que o problema não é o sistema, o problema é a falta de cuidado e manutenção do sistema em si. E por causa disso ocorrem outros problemas.

Se o circuito de referigeração não funciona perfeito, de pouco nos serve um indicador de temperatura de água, já que nem este chegando água ao sensor, e assim, nunca sabemos a real situação crítica que está o motor.

Outro elemento de suma importância é a Válvula Termostática, ou popularmente conhecido por termostato. A função da válvula é a de impedir a circulação de água pelo radiador até que o motor não tenha chegado a sua temperatura de trabalho ideal. Se o termostato se estraga por falta de manutenção ou por sujeiras e ferrugens no sistema, não circulará água em nenhum momento pelo radiador, ou se chegar a circular será de forma deficiente, acarretando em aquecimento excessivo.

Por está razão, é comum encontrar gente que recomenda tirar a Válvula Termostática, para assim evitar problemas. Os problemas que vêm depois são piores, já que o motor demora demasiado em atingir sua temperatura de trabalho e em inverno dificilmente a alcance, trazendo problemas de excessivo consumo de combustível, e em longo prazo o deterioro do motor em si. O ideal é manter o termostato em perfeito estado de funcionamento, tanto no verão como no inverno.

Materiais Necessários:

  • Aditivo: Devem comprar uma boa marca, como Elf, Radiex ou Bardhall;
  • Limpa-radiadores: Da marca Bardhall ou Radiex;
  • Válvula Termostática: Somente em caso que não a tenham colocado ou que a que tenham esta esteja com problemas. A temperatura de abertura correspondente ao Renault 19 é de 89ºC podendo utilizar em casos de motores mais rodados um de 86ºC;
  • Junta de borracha para o termostato: Conhecido por “o´ring”. Se compraram a Válvula Termostática, o “o´ring” vem incluso, ou pode ser comprado separado para substituir a velha;
  • Chave de 10mm;
  • Uma mangueira.

Para começar, primeiro deve-se fazer a limpeza interna do circuito, isso se faz com o “Limpa-radiadores Bardhall” ou outra marca. Deixar o veículo em marcha lenta e deixá-lo aquecer. Depois agregar todo o conteúdo da embalagem em média (300 ml.) através da reservatório de expansão.

Manter o motor em marcha durante durante 20 min., e depois desligar a ignição. Deixe esfriar um pouco o líquido do areefecimento. Uma vez que podemos por a mão no motor porque já esfriou um pouco, devemos esvaziar o sistema.

Para isso desligaremos as duas mangueiras que vão ao radiador. Primeiro a superior e depois a inferior. Ambas estão presas por abraçadeiras. Caso as mesmas estejam velhas, trocar por novas.

Sairá toda a água do radiador e das mangueiras. Essa água sairá com uma cor bem suja se o sistema não é limpo recentemente.

Também deve-se desconectar as 3 mangueiras menores que vão para o reservatório de expansão. Tirar o reservatório e retirar toda a sujeira dele. Muitas vezes costuma estar cheio de barro ou ferrugem colado em suas paredes, assim que têm duas opções: comprar um novo por aproximadamente uns R$25,00 ou limpa-lo inserindo areia, feijões ou grãos de arroz dentro e sacudir e esvaziar, limpando sempre após esse processo em água corrente para retirar qualquer sujeira.

Muitos preferem usar ácido clorídrico, fica a seu critério qual processo adotar, o importante que o reservatório fique ausente de sujeiras.

Agora se deve retirar a Válvula Termostática, já que ao esfriar, esta se fechou e não irá nos permitir esvaziar todo o sistema, principalmente retirando o líquido do cabeçote. A Vávlula Termostática encontra-se aproximadamente embaixo da tampa do distribuidor. Está presa por uma capa de proteção que pode ser metálica ou de plástico, essa por sua vez é fixada por 3 parafusos de 10mm. Se não o encontram, é simples: sigam a mangueira superior do radiador até a outra extremidade.

Agora deve-se retirar a Válvula Termostática. Na foto acima a mesma foi retirada de forma imprudente e o veículo esteve em funcionamento com seu sistema de arrefecimento todo comprometido.

Caso estivesse a válvula, é preciso checar se a mesma está em boas condições, na dúvida troque-a a mesma tem um custo de aproximadamente de R$35,00 e não compensa colocar o motor em risco por uma peça tão simples.

Agora com uma mangueira de jardim, devemos chatear água. Primeiro o radiador. Para isso, coloca-se a mangueira pela entrada superior do radiador e veremos como sairá água suja pela parte inferior.

É importante proteger qualquer contato elétrico como: distribuidor, alternador e sensores evitando prejuízos maiores.

Conectar a mangueira inferior do radiador novamente e introduzir água pela entrada superior. Desta forma fará a água circular e sair pelo motor.

Se tudo estiver correndo bem na limpeza e no sistema, a água deverá sair por onde estava colocada a válvula termostática. Enquanto corre a água, podemos aproveitar e limpar toda a região em volta e no orifício com o objetivo de retirar pedaços de borrachas ressecadas, ferrugem e sujeiras que se instalaram.

Convém fazer enquanto corre água porque dessa forma a sujeira se desprenderá mais fácil e não ficará resíduos ressecados, pois a água vai aproveitar e lavar toda a região.

Se tamparmos com as mãos a saída de água do motor, a água deverá sair por uma das mangueiras do reservatório de expansão. Depois, colocar a mangueira de rede, por onde estava saindo água e fazer circular água pelas mangueiras dp reservatório de expansão.

Colocar o reservatório de expansão e conectar todas as mangueiras novamente, colocar a carcaça da válvula termostática mas sem a válvula por enquanto. Encher o sistema com água corrente e pôr o motor em marcha lenta uns 10 minutos. Apagá-lo e esvaziar todo o sistema desligando a mangueira inferior do radiador. Repetir este passo até que o água saia completamente limpa.

Soltar a carcaça que a Válvula fica presa e inserir a Válvula Termostática, passando um pouco de graxa em volta, na borracha de vedação (O´ring), ajustá-la na posição correta e prender a carcaça aparafusando os 3 parafusos.

Se olharmos a mangueira que vai desde o radiador para a válvula termostática, veremos uma válvula, como se fosse um pequeno registro ou torneirinha. Essa válvula serve para retirarmos o ar do sistema e principalmente da mangueira superior.

Agora se deve colocar o aditivo através do reservatório de expansão. Colocar primeiro o aditivo e depois completar com água destilada, ou se não puder com água filtrada, até que saia líquido pela válvula da mangueira, aquela que serve para “sangria” ou seja, para retirarmos o ar. Ou até completar o nível máximo do reservatório de expansão.

Fechar a válvula e pôr o motor em marcha lenta. Deve-se ir completando o nível do reservatório de expansão até que fique estável, logo o tampar. Deixar o motor em marcha lenta uns 5 minutos e apagá-lo. Abrir a válvula de sangria para eliminar o ar. Fechar a válvula e completar o nível do reservatório de expansão.

Pôr o motor em marcha novamente, uns 5 minutos mas apagá-lo e abrir a válvula novamente. Desta vez o ar deverá sair muito mas rápido, devido a que o sistema já levantou pressão.

Completar o nível do reservatório de expansão. Repetir este procedimento até que o nível do reservatório já não desça. Não abrir a válvula de sangria com o motor em marcha. Assim fica concluído este serviço.

Durante os primeiros dias observar o nível do reservatório de expansão e mantê-lo sempre com o sistema de arrefecimento no nível adequado.

Esperamos que tenham gostado, qualquer dúvida ou dificuldade de compreensão do artigo, procure seu mecânico ou qualquer empresa especializada para tal reparo.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

24 comentários

  1. josias disse:

    O meu passat pointer 84 foi adaptado com reservatorio de água pois o mesmo tinha o reservatorio so para saida para o exesso de agua agora nao ele tem reservatorio para circulaçao entre radiador e o motor, mas esses dias começou a subir a temperatura.
    Só q quando ponho agua no radiador a agua vai no reservatorio isso ta certo?
    esses dias dei uma limpada nas mangueiras mas notei que quando soltei a mangueira de baicho do radiador a agua do reservatorio nao deceu. Porque sera que a bomba nao deixou a agua descer?
    obs: o reservatorio de agua é do gol quadrado.

  2. Fernando disse:

    Josias, provalvelmente a água não desceu do radiador porque pode estar entupido. Pode ser que tenha que varetear seus vazos. E por isso está dando uma aquecida. Mande seu mecanico retirar seu radiador e dar uma limpada ou vá em casa de radiadores que eles fazem esta limpeza. Melhor do que ter que fazer o motor, caso venha empenar o cabeçote.

  3. RENATO disse:

    parabéns pelo post, muito explicativo e bem ilustrado.

    tenho um polo hatch e deu problema na valvula termostatica que travou fechada, ou seja motor superaquecendo, ainda bem que foi entrando na garagem, por falta de grana estou rodando sem ela já fazem dois dias, mas quando retirei, esqueci desse detalhe de retirar o ar do sistema, resultado quase que o motor vai para o espaço, ai retirei a mangueira mais fina que vai do radiador até o reservatório de espansão e fui completando com agua e o ar foi saindo, agora está correto, ele demora a aquecer mas consegue manter o ideal e o eletroventilador aciona.

  4. luizoum disse:

    ola pessoal, boa noite, eu tenho uma s10 4.3 v6 ano 1999… estou com um problema no ventilador interno do ar condicionado q ñ esta funcionando a velocidade macima, porq sera? temtei desmontalo pra fazer a limpeza mas ñ o localizei o ventilador, sera q esta localizado no painel? como eu faço pra localizalo e desmontalo, desde ja agradeço se puderem me ajudar, abraços, luiz antonio.

  5. Gandalfhi disse:

    Perfeito! Excelente explanação sobre o assunto abordado. Já li quase todos os tópicos desse site e fico admirado com o domínio que o autor tem sobre cada tema em questão.
    Eu já tinha fuçado na internet de como funcionava o medidor de combustível. Mas de todos os sites e blogs este aqui foi onde eu encontrei uma explicação tão clara e objetiva.
    Obrigado pelas postagens e dicas.

    1. R19Club.com disse:

      Obrigado! :) Ficamos felizes em saber que estão gostando :)

      1. Cícero disse:

        excelente explicação, melhor impossivel é só imprimir a explicaçao e mão à obra.

  6. yuri dornelles disse:

    Tenho um vazamento de água na parte superior do motor, não consigo descobrir onde se encontra o vazamento tirei o compressor do ar condicionado e foi limpo mas não obtive sucesso, não descobri o vazamento, existe alguma mangueira que pode dar este vazamento ?
    Peço ajuda, a alguém que já obteve este problema agradeço desde ja.

  7. Kauê disse:

    Bom dia, a mangueira que sai do radiador para o motor parece que esta “entupida”. Quando eu ligo o carro faz um som que parece de ar vazando e a aceleração vai caindo, começa a falhar e morre. Quando vou olhar o motor, a mangueira está com sucção. Alguém pode me ajudar?

  8. Leandro disse:

    `Parabens pelo tutorial…!! mas tenho uma duvida, no Gol g5 sabes se existe esta valvula para fazer a “sangria” do ar ? ou somente preciso liberar a termostatica.
    obrigado

  9. fabio soares da silva disse:

    tenho um r.19 e como eu ia viajar dei uma geral porem na conversa esqueci a tampa do reservatorio aberta , ja sabem oque a conteceu né? quando acendeu eu parei o carro vi a burrice feita e tentei concerta-lo colocando agua e deixando esfria-lo deu pra chegar no destino sem mais problemas ,porem quando voltei o 19 aqueceu novamente reparei que a ventuinha não mais armou (e antes quando ocorreu a 1ª vez ligou normal)oque pode ter ocorrido trabalho numa concessionaria ,mas sou especializado em geometria veicular ,entendo muito pouco ,mas gosto de mecher nele ,é claro sempre com a sua ajuda ,espero mais esta ! um abraço!!!!

  10. Téo Barbosa disse:

    TENHO UM CLIO E NÃO RECOMENDO NINGUÉM A COMPRAR . PORQUÊ NÃO PRESTA O MEU É 2010-11 TEM 50000KM E NÃO POSSO VIAJAR POIS O MESMO ME DEIXA NA MÃO SEMPRE E LEVA PRÁ CONSECIONÁRIA E NÃO TEM NADA !!!! NÃO COMPRE NÃO PRESTA E PERDE MUITO VALOR !!!!!

  11. Sidinei disse:

    Olá, estou prestes a fazer uma limpeza no meu sistema um fiesta, e lendo varios manuais de procedimento, fiquei muito mais seguro de fazer o processo apos ler este, cara vc ta de parabens pelas explicaçaõ bem detalhada do assunto,Abraços!!!

  12. José Francisco disse:

    Olá, boa noite. Tenho um renault scenic 2003, e gostaria de saber se o procedimento para limpeza do sistema de arrefecimento deste veículo, é o mesmo descrito no tutorial acima? Olhando a mangueira até a valvula termostática, não encontrei a torneirinha de sangria para retirada de ar do sistema; Ela existe neste veículo? onde fica?

  13. Leonardo Nery disse:

    Olá, Parabéns pelo Tutorial.

    Tenho um fiesta rocam 1.6 2009 c/ kit gás 5ª geração e, há cerca de um ano e meio, venho tendo problemas com o sistema de arrefecimento. Já estourou mangueira, já troquer válvula termostática, já troquei bomba, já troquei reservatório, já troquei a tampa do reservatório, já desconectei o ar quente, já fiz junta do cabeçote, já troquei o tampão do ar quente da válvula termostática e, mesmo assim, o carro vem apresentando o seguinte sintoma: Baixa água do reservatório dia sim, dia não. O fato é que já vistoriei todo o sistema e nada de vazamento aparante, já levei em várias oficinas e nada. Toda vez que baixa água, eu tenho que completar com uma garrafa pet de 2l – já tenho até várias garrafas na mala do carro. Quando abaiza a água e eu tenho que solicitar mais do motor – como, por exemplo em trecho de serra, a temperatura sobe. Sinceramente, não sei mais o que fazer. Agradeço se vc puder me dar uma luz. Desde já, agradeço.

  14. Dirceu disse:

    Tenho Um Passat 86 Village Com Reservatório Original, o Radiador esta Soprando Ar e Mandando No Reservatório, só Que Já Troquei Válvula Termostática Bomba d’água, Mangueiras e Sensores e o Próprio Reservatório Só Não Troquei A Tampa da Reservatório, Já Esgotei o Ar dele Também o que Pode Ser, não sei o Que Fazer, se Alguém Poder Me Ajudar Eu Agradeceria! Valeu!

  15. rodrigo disse:

    boa tarde, muito bem explicado. aproveito para perguntar se sabe como desmontar o painel frontal da fiorino 2002 1.5 mpi onde tem o ventilador. grato.

  16. Daniel Teodoro disse:

    Esse post veio a calhar bem explicado parabens

  17. Daniel Teodoro disse:

    Era o post que estava procurando seguirei passo a passo

  18. J. Dias disse:

    Queria perguntar o seguinte: Não é perigoso introduzir água fria com a mangueira da rede no motor, após este ter estado a trabalhar em marcha lenta durante 20 minutos?
    Cumpts
    Obrigado
    J. Dias

  19. Divaldes disse:

    Gostei muito deste site, muito esclarecedor os outros nao davam tantos detalhes ate as fotos, eu queria saber on de ficava a valvula termostatica da blaser e o detalhe é seguir a mangueira superior , muito bom. Parabens para voces.

  20. renato disse:

    boa noite gostaria de saber si é normal quando abrir reservatorio de agua do radiador a agua quente sair e esvazia reservatorio? E normal

  21. luizoum disse:

    gostaria de saber como proceder uma limpeza dO sistema de arrefecimento de S10/4.3/v6.
    As S10 tem tres radiadores,como devo proceder na limpeza dos mesmos??

  22. Valdiney disse:

    Olá, preciso de orientações sobre a serpentina do ar quente do renault clio rt 1.0 16v. então pessoal, a minha estourou e a água vazou toda para dentro do carro, fui a um mecânico conhecido e ele ligou direto com um tubo e o meu ar condicionado parau de funcionar bem, ele liga mais ñ gela.
    o q eu devo fazer?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>