,

A Importância da Água no Sistema de Arrefecimento

Hoje em dia é comum todos os motoristas completaram com o água o sistema de arrefecimento, o que de certa forma é errado. A maioria dos cabeçotes dos carros são feitos de alumínio e isto acelera a corrosão interna dos dutos por onde circula a água. A médio prazo as galerias ficam com um grau de corrosão muito elevado, que pode acarretar diversos problemas, desde a circulação de água ao entupimento de dutos e com conseqüente aumento de temperatura, até a queima da junta do cabeçote.

Em alguns casos mais graves, a água pode invadir o cilindros, causando desde falhas no motor a calço hidráulico (empenamento da biela).

Ocasionalmente, como em uma emergência (rompimento de mangueiras, furo no radiador, etc), completar a água é a forma mais rápida, viável e admissível. Este procedimento deve ser utilizado somente até que o repara possa ser feito e, então, deve-se proceder o esvaziamento de toda a água e limpeza de todo o sistema, para em seguida colocar-se aditivo na seguinte proporção:
40% de aditivo à base de Etileno-Glicol e 60% de água destilada, pois a água encanada contém cloro que é altamente corrosivo e prejudicial.

Mas alguns cuidados devem ser tomados, pois no mercado há diversos tipos de aditivos, muitos “falsificados” (por incrível que pareça, alguns são apenas água e corante!). Existem dois tipos de aditivo – Etileno-Glicol e Propileno-Glicol – que não podem ser misturados, pois uma mistura entre estes aditivos de fórmulas e propriedades diferentes, causa reações nocivas a todo o sistema de arrefecimento.

Em um prazo em que o sistema não requeira manutenção e dentro de condições normais de uso, é bom substituir toda a solução anualmente. Já existem hoje aditivos que “avisam” a hora de se trocar, através da mudança de cor.

2 Comments

Leave a Reply
  1. Acabei de tomar conhecimento das v/ recomendações e ensinamentos quanto à limpeza e conservação dos sistemas de refrigeração dos carros. Gostei imenso, por isso d’hora àvante vou aplicar todas as vossas recomendações. Obrigado

  2. Gostaria de saber onde encontrar junta de cabeçote para R19, 1.6. Também Radiador.
    Grato. Normando P Jesus
    Tenho um R19, 1.6 ano 1995, que provavelmente queimou a junta de cabeçote.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *