Hoje em dia é comum todos os motoristas completaram com o água o sistema de arrefecimento, o que de certa forma é errado. A maioria dos cabeçotes dos carros são feitos de alumínio e isto acelera a corrosão interna dos dutos por onde circula a água. A médio prazo as galerias ficam com um grau de corrosão muito elevado, que pode acarretar diversos problemas, desde a circulação de água ao entupimento de dutos e com conseqüente aumento de temperatura, até a queima da junta do cabeçote.
Em alguns casos mais graves, a água pode invadir o cilindros, causando desde falhas no motor a calço hidráulico (empenamento da biela).
Ocasionalmente, como em uma emergência (rompimento de mangueiras, furo no radiador, etc), completar a água é a forma mais rápida, viável e admissível. Este procedimento deve ser utilizado somente até que o repara possa ser feito e, então, deve-se proceder o esvaziamento de toda a água e limpeza de todo o sistema, para em seguida colocar-se aditivo na seguinte proporção:
40% de aditivo à base de Etileno-Glicol e 60% de água destilada, pois a água encanada contém cloro que é altamente corrosivo e prejudicial.
Mas alguns cuidados devem ser tomados, pois no mercado há diversos tipos de aditivos, muitos “falsificados” (por incrível que pareça, alguns são apenas água e corante!). Existem dois tipos de aditivo – Etileno-Glicol e Propileno-Glicol – que não podem ser misturados, pois uma mistura entre estes aditivos de fórmulas e propriedades diferentes, causa reações nocivas a todo o sistema de arrefecimento.
Em um prazo em que o sistema não requeira manutenção e dentro de condições normais de uso, é bom substituir toda a solução anualmente. Já existem hoje aditivos que “avisam” a hora de se trocar, através da mudança de cor.
2 comentários
acácio silva
agosto 3, 2013 às 19:49 (UTC -3) Link para este comentário
Acabei de tomar conhecimento das v/ recomendações e ensinamentos quanto à limpeza e conservação dos sistemas de refrigeração dos carros. Gostei imenso, por isso d’hora àvante vou aplicar todas as vossas recomendações. Obrigado
Normando P Jesus
fevereiro 3, 2015 às 22:50 (UTC -3) Link para este comentário
Gostaria de saber onde encontrar junta de cabeçote para R19, 1.6. Também Radiador.
Grato. Normando P Jesus
Tenho um R19, 1.6 ano 1995, que provavelmente queimou a junta de cabeçote.