,

Como reparar a canaleta do vidros das portas e o acionamento em si

Ao subir ou abaixar os vidros costuma ouvir uns ruídos bastante feios, como ccccrrrrrriiiiincchhhhh craaaaackkkk ffffjjjjjjjjjuuuuuuiiiiii?

Às vezes também o vidro sobe mas lentamente no ultimo trecho. Costuma jogar-se a culpa ao motorzinho da máquina de vidro, a borracha, a instalação, ao botão, mas geralmente a solução é barata.

Trata-se das borrachas e as felpas que ajudam a janela se manter em sua linha deslizando corretamente.

Antes de começarmos, retire o forro ou se preferir o painel da porta em que vamos trabalhar.

Baixem totalmente o vidro, retirem o espelho retrovisor e retirem as borrachas tanto do lado interior como exterior. Guarda com a exterior que é bastante delicada.

A borracha interior faz as vezes de guia, assim quando levantamos o vidro, o ajudamos com as mãos para que suba corretamente. Notem que as borrachas em seu interior têm uma felpa, lave bem esse lugar para retirar qualquer sujeira.

As felpas, sobretudo a exterior, com os anos pode desgastar-se, então já não há felpa para que o vidro se deslize.

Esta foto é da borracha que serve como canaleta, lado acompanhante. Vejam em detalhe como se vê até o alma de aço da borracha de tanto desgaste que teve:

Não é muito comum que ocorra a substituição da mesma, mas se for trocar, procure a borracha original pela durabilidade e qualidade.

Prosseguindo:

Levantam o vidro até a metade aproximadamente, e deveriam ver esta primeira peça:

Esse plástico é a guia do vidro, assim que se não o têm ou esta rompido, o troquem.

O vidro fica preso ao sistema, por meio de uma travinha de plástico. Muitas vezes costuma romper-se e fica solta dentro da porta.

Se quiserem retirar o vidro, retirem os a travinha que sai com pressão. Liberem o vidro e puxem para acima. Sai facilmente.

Quando retirarem, o apóiam sobre um lugar que não coloque o vidro em risco. Na borda inferior do vidro deve ir um marco de plástico, sua função For falaremos mais adiante. Na foto podem vê-lo:


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Esse marco vai preso com 5 chapinhas que também podem ver na foto. O marco de plástico original do R19 já não se consegue mais para comprar, mas podem utilizar o do modelo Mégane que vai perfeito. O número da peça correspondente, janela lado acompanhante é 77 00 838 549, assim que a do lado condutor deve ser 77 00 838 548 ou 77 00 838 550.

As chapinhas de sustentação conseguem pelo número de peça 77 03 076 193.

Visto de perfil, o marco iria assim:

Entende-se que a cor celeste é o vidro……

O que se me ocorre é que esse marco serve para desviar a água que ingressa para o interior da porta e que não caia sobre o sistema da máquina de vidro.

Olhando agora para o interior da porta, na parte dianteira há uma guia. Podemos ver na foto:

Esta peça é fundamental. Se não a têm, não os quero assustar, mas é raríssima. Se tiverem, retirem e lavem-na com água e sabão, já que a felpa encheu-se de terra seguramente.

E a última felpa, que costuma se perder facilmente e a é grande responsável dos ruídos horríveis que faz o vidro ao subir e ao baixar. Olhando ao interior da porta, perto da fechadura, deverão encontrar como vêem na foto:

Retirem e lavem-na.

Se “não está”, comprem pelo número 77 00 821 290 nas autorizadas.

Podem aproveitar e engraxar um pouco a máquina de vidro. Coloquem um pouco de graxa de lítio no dedo, e pela parte de atrás de onde corre a máquina de vidro notem que há uma marca ao longo. Enquanto colocam a gordura, acionem o funcionamento do vidro elétrico para acima e para abaixo assim se distribui bem. Não deixem chegar até o final, porque ao não estar o vidro colocado, terão problemas no sistema de acionamento.

Pronto, refaçam tudo em ordem inversa para montarem o sistema, e verifiquem o funcionamento do sistema antes de colocar o painel ou forro como preferir, da porta.

27 Comments

Leave a Reply
  1. tenho uma fiat marea VE nas 4portas e preciso de substituir todas as canaletas sou do sul de minas. vc teria estas e se tiver poderia me passar o valor?

  2. Boa noite,

    Tenho um carro Honda Civic 1.5 ILS ano 96 5 portas
    gasolina
    O vidro da frente lado passageiro deixou de funcionar,portanto não consigo mais abrir a janela.
    Gostaria de saber o que aconteceu e o que devo fazer.
    Achei muito legal o seu site.Bastante esclarecedor.
    Portante,aguardo resposta.
    Meus agradecimentos

  3. bom dia amigo é que eu tenho um voyage ano 92 4potas e preciso das canaleta de borrachas do vidro das portas que eu não em comtrei ni lugar algum se vcs tem manda o valor ou se vcs sabe de lojas que vende meda o emdereso da loja . eu fico muito grato ok

    • oi amigo boa noite é que eu tou vendo vc montado essas canaleta ai se vc babe a onde eu encomtro a canaleta de borracha das porta do voyage ano 92 4porta

  4. Estou restaurando um opala, bom dia estou restaurando um opala que era do meu pai,porém sou muito novo nisso, o carro quando chove entra agua pelo vidro,ele está sem as borrachas q ueria saber como faço essa instalação, ja comprei todas as canaletas dos vidros, ele é um Coupê 77

  5. o Cara , tenho um Renault 19 ano 1997 e quebrou justamente aquela travinha de plástico da foto, que está na mão na terceira figura. Como faço para conseguir uma travinha desta. Preciso também de uma canaleta do vidro dianteiro direito desse mesmo carro. AGRADEÇO A AJUDA. Augustinho (62) 85830786

  6. tenho uma fiat palio ano98 e recentimente troquei a canaleta da porta lado carona pois a mesma estava com o vidro saindo da mesma, coloquei uma nova e agora a o vidro está subindo lento de mais, o que devo fazer pra resolver esta zica.

  7. olá, achei interessante esse site. preciso de uma informação de vcs, tenho um astra ano 2008 e o vidro elétrico do motorista só tá subindo um pouco mais q a metade e se apertar o botão p ele subir essa metade, ele faz um barulho q parece q vai explodir grato. aguardo resposta!!!

  8. Esta canaleta guia do vidro elétrico é fixada com cola ou dupla face??? Obrigado e Parabéns pelo tutorial… é raro na Net!!!

  9. tenho um gol 98, estou com um problema com os vidros, tem hora que eles abrem tem hora que nao funciona, e nenhum auto elétrico quer mexer porque e original tem como resolver meu problema

  10. tenho uma f250 e o vidro do passageiro desce muito devagar até a metade, o restante desce normal, já pecebi que qdo esta molhado ele desce melhor, para subir é normal, pode me dar uma dica?

  11. Olá ,tudo bem?

    Ocorreu um pequeno problema com o vidro do meu carro,gostaria de saber se pode me ajudar.
    Quando aperto o alarme o vidro direito demora a subir,ou trava no caminho,sabe o que esta acontecendo,

    E qual é a o nome da peça de plastico que vai na canaleta do vidro.

    No aguardo,e desde de já obrigado.

    Bruno Pereira

  12. Eu tenho um carro R19 modelo “sedam” ano “97” 1.8 “gasolina.”
    Problema : Não sei onde comprar o elevador elétrico, já pesquisei em site e lojas, e não encontrei.
    Por favor pode me ajudar !

  13. O modelo do meu carro e Renault 19, ano 97, 1.8 quatro portas.
    Estou com um problema na porta esquerda do motorista, (vidro elétrico, o elevador.) Já pesquisei em sites e lojas, e não encontrei, por favor vocês podem me ajudar ?

  14. estou precisando de ajuda tenho uma doblo 2008 e esta com um problema no vidro da porta dianteira ela nao esta sudindo nem desçendo so com ajuda colocando as maos e as vezes nem assim e por medo de quebrar nao mexo muito e o quando sobe sai fora do alinhamento da porta tanto o lado direito quanto do lado esquerdo tenho q guiar o vidro com as maos. levei na oficina o cara fez o orçamento de 800 reais. que pode ser isso .. o motor eletrico esat ok sera se trocar so a boracha resolveria esse problema. desde de ja agradeço…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *