, , , ,

Como encerar o carro

Adquira o hábito de encerar ou polir o seu carro regularmente e você se agradecerá mais tarde

Encerar o Carro

Encerar o carro com frequência melhora a aparência do veículo e prolonga a vida útil de sua tinta. Aprender a encerar e polir seu carro da maneira correta pode te ajudar a economizar muito dinheiro com o passar do tempo.

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR SOBRE ENCERAR O CARRO

Você precisará de uma enceradeira orbital elétrica, que pode ser adquirida por cerca de 120 reais (um modelo superior pode chegar a custar 1000 reais). Você também pode usar uma afiadora angular com uma roda polidora, que custa cerca de 150 reais por baixo e 1500 reais em marcas superiores. Almofadas de polimento custam cerca de 15 reais, e você também precisará de polidor. Você pode comprar polidor de carro, cera de carro e panos de microfibra em kits que variam de 40 a 60 reais.

Uma afiadora angular com roda de polimento lhe dará o melhor resultado ao encerar o carro, mas esteja avisado: reque prática para dominar a técnica para que você não danifique a tinta sem querer. Uma polidora orbital é mais fácil de usar para o que não têm experiência, mas não será tão eficaz – a velocidade de rotação do polidor não é capaz de tratar a tinta com tanta rapidez.

Arranhões mais fundo e oxidação vão precisar ser trabalhados por mais tempo nas áreas afetadas com um polidor orbital para conseguir os mesmos resultados que um afiador angular.

POLINDO

Aplique uma quantidade generosa de composto de polimento em toda superfície que estiver oxidada ou arranhada. O polimento retira uma fina camada de tina e expõe a tinta fresca que está abaixo, e o composto funciona como um removedor de tinta. Encerar seu carro imediatamente depois irá repor as propriedades protetoras da capa original.

Espalhe o composto uniformemente por toda a área com as almofadas de polimento (enquanto o polidor não estiver acionado) para assegurar que o composto não respingue em superfícies adjacentes. Evite que o composto encoste em cromo, borracha ou vidro.

Ligue o polidor e trabalhe a área com movimentos circulares, mantendo a almofada completamente plana durante todo o tempo do processo de encerar o carro. Virar o polidor ou aplicar pressão demais pode queimar a superfície de tinta e causar marcas. Trabalhe em um quatro de painel de cada vez até que você tenha um brilho lustroso. A superfície deveria ter a sensação suave e parecer nova.

Se a tinta estiver em boas condições e estiver precisando apenas de uma atualizada, siga o mesmo método descrito acima, mas utilize polidor para carro ao invés de composto de polimento. Você não precisará de tanto polidor quanto precisaria de composto de polimento porque o polidor consegue cobrir uma área maior tratará a tinta menos profundamente. Siga o processo em toda a superfície do carro até que a tinta esteja restaurada.

O polimento geralmente deve ser feito uma vez por ano. Se seu carro fica armazenado dentro de uma garagem e sua tinta está em boas condições, use apenas polidor ao invés de usar composto de polimento. Se você vive em uma região litorânea e seu carro é armazenado do lado de fora, pode precisar de polimento com mais frequência. Isso se deve ao alto teor de sal na maresia, que faz com que a tinta oxide mais rápido do que aconteceria em um clima árido. Carros estacionados abaixo de árvores normalmente ficarão cobertos de seiva e cocô de passarinho, podendo também danificar a tinta. Seu carro pode precisar de polimento duas ou três vezes por ano nestas circunstâncias.

ENCERANDO O CARRO

Aplique cera de carro utilizando uma almofada de polimento limpa. Espalhe uniformemente, delicadamente pulsando o botão do polidor (ao invés de manter o polidor ligado continuamente). Isso vai assegurar que a cera não fique embolada na superfície. Cubra um quarto do painel de cada vez antes de remover a cera. Algumas ceras vão requerer um tempo para agir antes da remoção, portanto atente-se às instruções na embalagem. Utilize um pano de microfibra para remover a cera e encerar o carro, usando movimentos circulares para obter um brilho maior.

Repita o processo em toda a superfície de tinta.

Como geralmente é recomendado que você encere seu carro a cada três meses (mas não precisa polir cada vez que encerar), enceramento é uma boa habilidade de se ter. Seu carro vai ficar lindo e seu bolso vai agradecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *